Propõe-se a construção de um brinquedo óptico, o Phenakistoscope, um dos primeiros brinquedos ópticos inventado pelo belga Joseph Plateau, em 1832. O Phenakistoscope foi um dos primeiros objectos a usar o princípio da persistência da visão para criar imagens em movimento, tendo sido um dos percursores do cinema.
O Phenakistoscope é um disco de cartão que tem várias ranhuras (geralmente entre 8 e 16), onde se fazem desenhos em diferentes posições.
Nesta oficina cada participante recebe um disco de cartão no qual pode desenhar diferentes formas ou figuras. O disco é fixado na ponta de um lápis e colocado à frente de um espelho. Gira-se o disco, espreita-se pelas ranhuras e vêem-se os desenhos em movimento.
***
Graça Gomes trabalha desde 1988 em cinema de animação tendo colaborado em várias curtas de autor, Salteadores, Fado Lusitano, Novo Mundo, Vitinho, etc. Realizou várias curtas de animação para as séries televisivas Rua Sésamo e Jardim da Celeste. Autora e realizadora da série Brincarolas. É, desde 1999, formadora no projecto Cinema para as Escolas do Cine Clube de Viseu, tendo também realizado workshops de cinema de animação com outras associações e instituições.