MENU

Ressurgentes / Dácia Ibiapina

Festival Política | Cinema
Dácia Ibiapina (Brasil)
6.
Local
Praça D. Duarte
Horário
15 Julho às 21h50
Sessões
1
Duração
75'
Público-Alvo
M/12

Festival Política – extensão Viseu/Jardins Efémeros

Ressurgentes, Dácia Ibiapina (Brasil, 2015, 75’)

O filme acompanha os movimentos sociais de Brasília entre 2005 e 2013: Movimento Passe Livre (por um transporte gratuito e de qualidade), Fora Arruda e Máfia (contra o governador José Arruda) e Santuário Não se Move (contra a criação de um bairro em território indígena).

«Ao acompanhar acções directas, o filme revela novas maneiras de fazer política, criadas por estes movimentos compostos na sua maioria por jovens, que contrapõem formas tradicionais de mobilização social como, por exemplo, as adoptadas pelo movimento estudantil universitário ou aquelas enraizadas na lógica de actuação dos partidos políticos. Numa cultura política de protesto, não propriamente nova, porém ressurgida com esses movimentos, a ocupação enquanto disputa territorial e de espaço de acção política assume o centro da narrativa. A obra insere habilmente o espectador no quotidiano dessas acções, ora com gravações próprias, ora com a recuperação de arquivos e filmes de momentos simbólicos, como os enfrentamentos no Santuário dos Pajés (2011) e as mobilizações na rodoviária do Plano Piloto (2005 e 2006).»

www.ressurgentes.com.br

Crítica aqui.

 

**

Dácia Ibiapina (Brasil), cineasta e professora de cinema da Universidade de Brasília.

 

 

 

6.

Festival Política – extensão Viseu/Jardins Efémeros

Ressurgentes, Dácia Ibiapina (Brasil, 2015, 75’)

O filme acompanha os movimentos sociais de Brasília entre 2005 e 2013: Movimento Passe Livre (por um transporte gratuito e de qualidade), Fora Arruda e Máfia (contra o governador José Arruda) e Santuário Não se Move (contra a criação de um bairro em território indígena).

«Ao acompanhar acções directas, o filme revela novas maneiras de fazer política, criadas por estes movimentos compostos na sua maioria por jovens, que contrapõem formas tradicionais de mobilização social como, por exemplo, as adoptadas pelo movimento estudantil universitário ou aquelas enraizadas na lógica de actuação dos partidos políticos. Numa cultura política de protesto, não propriamente nova, porém ressurgida com esses movimentos, a ocupação enquanto disputa territorial e de espaço de acção política assume o centro da narrativa. A obra insere habilmente o espectador no quotidiano dessas acções, ora com gravações próprias, ora com a recuperação de arquivos e filmes de momentos simbólicos, como os enfrentamentos no Santuário dos Pajés (2011) e as mobilizações na rodoviária do Plano Piloto (2005 e 2006).»

www.ressurgentes.com.br

Crítica aqui.

 

**

Dácia Ibiapina (Brasil), cineasta e professora de cinema da Universidade de Brasília.