Sessão participativa composta por actividades de debate adequadas a pessoas de todas as idades. De forma concreta e criativa, os participantes são desafiados a desenhar futuros desejados, num exercício de escuta e abertura à diversidade.
Os participantes são convidados a pensar na sua terra de sonho e, em conjunto, a encontrar o que poderiam fazer colectivamente que contribuísse para a construção dessa “terra de sonho”. Os caminhos distintos que resultam desse debate poderão inspirar acções futuras em prol de comunidades cada vez mais inclusivas, justas e participativas.
Para além da construção do mural serão proporcionadas visitas à Carrinha da Cidadania, um centro de recursos onde estão disponíveis diversos materiais informativos e onde há tempo para diálogos reflexivos e informativos.
Pode a cidade dos sonhos existir integra o Roteiro Cidadania em Portugal, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), e conta também com a parceria local da Amnistia Internacional—Núcleo de Viseu.
***
O Roteiro Cidadania em Portugal é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e a ANIMAR — Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que tem por objectivo colocar as redes e as comunidades locais a discutir os temas da cidadania, da participação cidadã, do combate às desigualdades e as discriminações.
O Roteiro teve início no passado dia 24 de Outubro — Dia Municipal para a Igualdade — e vai percorrer todo o país até ao dia 30 de Julho de 2017. Neste percurso contam-se mais de 165 concelhos e 550 entidades parceiras de Portugal continental e regiões autónomas.
A ANIMAR—Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1993. Trata-se de uma rede presente em cerca de 60% do território nacional, com mais de uma centena de associados colectivos e outras dezenas de associados/as individuais, unidos por um objectivo comum de melhoria das condições de vida das comunidades, de democracia local quotidiana e da transformação sustentável e harmoniosa dos territórios.
A Amnistia Internacional — Núcleo de Viseu foi criado em Abril de 2013, sendo uma estrutura local da Amnistia Internacional de Portugal, que luta para pôr fim aos abusos dos direitos humanos. A visão da Amnistia Internacional é um mundo em que cada pessoa goze de todos os direitos plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões internacionais de direitos humanos.Tem como missão investigar e agir de modo a prevenir e a pôr fim aos abusos de direitos humanos e a exigir justiça para aqueles cujos direitos tenham sido violados.
O Núcleo de Viseu da Amnistia tem vindo a desenvolver, quer localmente quer no distrito de Viseu, diversas acções em defesa dos direitos humanos, destacando-se as acções de Educação para os Direitos Humanos (EDH) realizadas em diversas escolas do distrito, bem como em eventos locais.