O Paradoxo é o tema proposto pelos Jardins Efémeros deste ano, remetendo-nos naturalmente para uma ideia ou para uma acção que se revela – efectiva ou aparentemente – contraditória a outra. E estendemos este conceito a desejos antagónicos, a caminhos opostos, a decisões inversas, a pensamentos dissonantes. Os filmes escolhidos – este ano centrámo-nos nos clássicos – reportam-se, a seu modo, a estas questões, presentes em vivências individuais e colectivas, ou em determinadas situações e problemáticas – emocionais, políticas, sociais – que têm lugar num mundo orgânico e complexo.
PROGRAMA FÍLMICO
7 Julho > 23h30 > Museu Nacional Grão Vasco
The Way Things Go, Peter Fischli & David Weiss, 1987, 30’. Filme musicado por Die Von Brau.
9 Julho > 22h00 > Praça D. Duarte
Soy Cuba (Eu Sou Cuba), Mikhail Kalatozov, 1964, 141’
10 Julho > 22h00 > Praça D. Duarte
Touch of Evil (A Sede do Mal), Orson Welles, 1958, 95’
11 Julho > 22h00 > Praça D. Duarte
The Fountainhead (Vontade Indómita), King Vidor, 1949, 114’
16 Julho > 22h00 > Praça D. Duarte
Der Himmel über Berlin (As Asas do Desejo), Wim Wenders, 1987, 127’
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Isabel Nogueira (n. 1974)
Historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. Investigadora do CIEBA – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Portugal), e do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Autora correspondente da revista Recherches en Esthétique (Martinica; Paris).
/ Pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem, pelas Universidade de Coimbra e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, em Janeiro de 2016.
/ Doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências e Teorias da Arte, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a tese: Artes plásticas e pensamento crítico em Portugal nos anos setenta e oitenta: problemáticas da operacionalidade dos conceitos de vanguarda e de pós-modernismo, em Janeiro de 2010.
/ Mestre em Teorias da Arte, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a dissertação Da análise do conceito de pós-modernismo à sua manifestação na exposição Alternativa Zero, em Julho de 2003.
/ Licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Junho de 1999.
LIVROS
(ensaio)
/ Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero, Lisboa, Vega, 2007. Pref. de António Pedro Pita.
/ Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação, Coimbra: CEIS20 – Universidade de Coimbra, 2008.
/ A crítica nas artes: fundamentos, conceitos e funções, (coord.) Coimbra: CEIS20 – Universidade de Coimbra, 2011.
/ Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo, Coimbra: Imprensa da Universidade, 2012; 2.ª ed.: 2014. Pref. de Jacinto Lageira.
/ Théorie de l’art au XXe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant-garde, postmodernisme, Paris, Éditions L’Harmattan, 2013. Préf. de Jacinto Lageira.
/ Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modernismo, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2013; 2.ª ed.: 2015. Pref. de Delfim Sardo.
/ Modernidade avulso: escritos sobre arte, Vila Real, Edições A Ronda da Noite, 2014.
/ A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema, Lisboa, Edições Book Builders, 2016.
(ficção/poesia/outros)
/ 67, Rue Greneta. Lisboa: Artefacto Edições, 2014.
/ A Kind of Blue. Lisboa: Alambique, 2014 [link com música de Paulo Furtado: https://vimeo.com/110078212]
/ Peso Pluma. Lisboa: Paralelo W, 2015.