Kizomba é um termo que deriva da terminologia angolana «Kimbundo», que significa festa. Kizomba era a festa do povo negro que resistiu à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um grito à luta pela liberdade e pela justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. A festa do negro, do pobre e do índio. Era a exaltação da vida e da liberdade.
A expressão Kizomba como dança nasceu em Luanda após as grandes influências musicais dos Zoukse com a introdução das caixas rítmicas drum-machine e, mais tarde, com os grandes concursos que invadiram Angola.
***
Pedro Barros e Fernanda Duarte são fundadores da Pedro & Fernanda —Escola de Dança, situada na cidade de Viseu, que tem como objectivo primordial promover a união e compreensão dos povos através das suas manifestações artísticas e culturais.Têm aulas de dança direccionadas para adultos e crianças, com várias modalidades: ritmos latino-americanos (salsa, merengue, bachata e chachachá), ritmos africanos (kizomba e semba), tango argentino e danças de salão.São organizadores do Viseu Dance Festival e fundadores do blogue Salsa Braga.