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O VALOR DA ARTE

Oficinas Gerais | Conhecimento
ANDAVER
19.1
Local
ANDAVER – Rua Grão Vasco, 14
Horário
8 de Julho às 19h00
Sessões
1
Duração
60’ aprox.
Número de Participantes
20
Público-Alvo
M/14

A definição de arte tem sido debatida ao longo dos séculos, atravessando várias tendências, correntes e conceitos estéticos, com várias respostas e conclusões. Com a nossa proposta, apresentada sob a forma de concurso, e considerando a vertente plástica, não se pretende definir arte, mas sim verificar a relação, ou falta dela, entre a análise individualizada de uma obra e o desejo de um produto com a aplicação dessa mesma obra.

O valor da arte obedece a um conjunto de parâmetros individuais e subjectivos, mas está sempre subjacente a um envolvimento social e emocional, ao objectivo a que o artista se propõe ou à finalidade que lhe é «imposta». Já o valor comercial é mensurável, está directamente ligado à aquisição. Se a relação entre a obra e o seu valor não é adequada, dificilmente a obra será adquirida.

O valor de uma obra está, na maior parte dos casos, condicionado por opinion makers (revistas, bloggers, youtubers, etc.), pelo próprio nome do artista e a sua rede social. Neste âmbito, serão convidados alguns artistas a participar num concurso, com a criação de uma obra sob o tema «O Paradoxo».

 

***

 

ANDAVER nasceu em 2014 e é um projecto que pretende promover Portugal, quer na sua vertente criativa e produtiva, quer pela promoção das suas próprias cidades. Num mesmo espaço, coabitam diversas marcas regionais e nacionais, que se valorizam entre si e no seu todo. A marca lançou em 2016 um novo produto: os ténis de edição limitada, com várias formas de arte, da mais tradicional (como os azulejos) à mais abstracta.

19.1

A definição de arte tem sido debatida ao longo dos séculos, atravessando várias tendências, correntes e conceitos estéticos, com várias respostas e conclusões. Com a nossa proposta, apresentada sob a forma de concurso, e considerando a vertente plástica, não se pretende definir arte, mas sim verificar a relação, ou falta dela, entre a análise individualizada de uma obra e o desejo de um produto com a aplicação dessa mesma obra.

O valor da arte obedece a um conjunto de parâmetros individuais e subjectivos, mas está sempre subjacente a um envolvimento social e emocional, ao objectivo a que o artista se propõe ou à finalidade que lhe é «imposta». Já o valor comercial é mensurável, está directamente ligado à aquisição. Se a relação entre a obra e o seu valor não é adequada, dificilmente a obra será adquirida.

O valor de uma obra está, na maior parte dos casos, condicionado por opinion makers (revistas, bloggers, youtubers, etc.), pelo próprio nome do artista e a sua rede social. Neste âmbito, serão convidados alguns artistas a participar num concurso, com a criação de uma obra sob o tema «O Paradoxo».

 

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ANDAVER nasceu em 2014 e é um projecto que pretende promover Portugal, quer na sua vertente criativa e produtiva, quer pela promoção das suas próprias cidades. Num mesmo espaço, coabitam diversas marcas regionais e nacionais, que se valorizam entre si e no seu todo. A marca lançou em 2016 um novo produto: os ténis de edição limitada, com várias formas de arte, da mais tradicional (como os azulejos) à mais abstracta.