Excursão & almoço ao ar livre no Moinhos do Dão — Eco Quinta
Ao lado da cidade, numa curva tranquila do rio Dão, encontra-se um lugar mágico onde a história, a natureza e a arte se reúnem e celebram.
Um casal holandês/californiano que cresceu e viveu em áreas urbanas durante toda a vida herdou este lugar onde criou um espaço físico e mental para receber artistas, viajantes e voluntários. Um espaço de intercâmbio cultural e de experiências ligadas à arte e ao ambiente. Entre residências artísticas e práticas de agricultura sustentável, vivem, trabalham e recebem outras pessoas interessadas nestes valores.
Deixe-se levar para fora da cidade e conheça formas de viver de forma sustentável. Experimente um lugar onde a vida é vivida em harmonia com a natureza.
PROGRAMA
– Visita guiada ao espaço exterior do Mosteiro por António Tavares, arqueólogo, Câmara Municipal de Mangualde;
– Tour pela Moinhos do Dão eco-quinta;
– Chá de ervas aromáticas e bolos caseiros para dar as boas-vindas;
– Visita acompanhada ao longo do rio, da praia fluvial ao moinho restaurado, à horta de permacultura e à instalação solar e hidroeléctrica;
– Visualização da obra Thinking Box de Pedro Pires e realização da oficina de gastronomia «O melhor hambúrguer vegetariano»;
– Buffet de almoço no Moinhos do Dão – 2 saladas, batatas no forno, pão, coberturas para o hambúrguer e sumos naturais (com produtos de proximidade)
Thinking box (Dão) de Pedro Pires
Uma escultura habitável integrada no contexto dos Moinhos do Dão.
O projecto surgiu como reacção à filosofia das residências artísticas dos moinhos, onde o isolamento geográfico e tecnológico actua como uma mais-valia para a produção artística.
Thinking box é uma casa temporária individual que esconde o seu ocupante. Lá dentro apenas há uma plataforma para nos sentarmos e uma abertura no topo para o céu, que será construída in loco, com o objectivo de se misturar e camuflar no meio envolvente.
Pedro Pires, artista angolano, nascido em 1978, vive presentemente em Lisboa.
***
Freya van Dien, licenciada em Estudos Sociais e Culturais, é gerente da Moinhos do Dão — Eco Quinta. É responsável pela gestão, desenvolvimento e produção de projectos de arte em espaços públicos, de educação ambiental e artística, de arquitectura e design sustentável, e de horticultura.