Pretende-se promover a consciencialização e reflexão sobre o tema da violência doméstica junto de miúdos e graúdos. Como é que as crianças interpretam situações de violência doméstica e de que forma as afecta? Saberão os adultos percepcionar uma relação abusiva? Entre leituras e actividades, o objectivo principal é alertar as pessoas dos 8 aos 80 para este flagelo.
***
O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) do Distrito de Viseu foi criado em Outubro de 2006 no âmbito da política de prevenção e combate à violência doméstica no Centro Distrital da Segurança Social. Foi dada prioridade à criação de uma rede nacional de núcleos de atendimento a mulheres e menores que vivem em situação de violência, uma política à qual se juntou a vontade da Casa do Povo de Abraveses em Outubro de 2009, em cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Governo Civil e Centro Distrital de Segurança Social de Viseu.
O NAVVD de Viseu é uma estrutura composta por várias entidades parceiras, na qual a Casa do Povo de Abraveses é a entidade gestora, que presta um serviço público de atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica, cumprindo as regras mínimas de enquadramento destas situações de forma a assegurar a confidencialidade, o eficaz acolhimento e o encaminhamento das diferentes situações.
Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
Edifício do Centro Distrital de Viseu
3514-509 Viseu
Tel. 916 939 640
Telf.: 300 515 617