Exercício criativo e reflexivo sobre a construção de futuros desejados e possíveis. As crianças serão desafiadas a parar, a pensar em conjunto e a registar como será a sua terra de sonho e o que está ao seu alcance fazer que possa contribuir para a sua construção. O resultado será um mapa simbólico, inédito, que apontará caminhos possíveis para comunidades e territórios cada vez mais inclusivos, justos e participados. Para além da construção dos mapas, serão proporcionadas visitas à Carrinha da Cidadania, um centro de recursos onde estão disponíveis diversos materiais informativos e onde há tempo para diálogos reflexivos e informativos. Esta actividade integra o Roteiro Cidadania em Portugal, que resulta de uma parceria entre a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, e conta com a parceria local da Amnistia Internacional — Núcleo de Viseu.
***
O Roteiro Cidadania em Portugal é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e a ANIMAR —Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que tem por objectivo colocar as redes e as comunidades locais a discutir os temas da cidadania, da participação cidadã, do combate às desigualdades e às discriminações.
O Roteiro teve início no dia 24 de Outubro de 2016 — Dia Municipal para a Igualdade — e vai percorrer todo o país até ao dia 30 de Julho de 2017. Uma equipa de animação numa carrinha devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos apoia a dinamização de actividades propostas por redes locais. A rede de parcerias envolve autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades.Pretende-se que as actividades desenvolvidas mobilizem as comunidades a serem cada mais activas na vida pública local e promotoras do respeito pelos direitos humanos. No percurso do Roteiro contam-se mais de 165 concelhos e 550 entidades parceiras de Portugal continental e regiões autónomas.
A ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1993. Trata-se de uma rede presente em cerca de 60 % do território nacional, com mais de uma centena de associados colectivos e outras tantas dezenas de associados/as individuais, unidos por um objectivo comum de melhoria das condições de vida das comunidades, de democracia local quotidiana e da transformação sustentável e harmoniosa dos territórios.
A Amnistia Internacional —Núcleo de Viseu é uma estrutura local da Amnistia Internacional de Portugal criada em Abril de 2013, que luta para pôr fim aos abusos dos direitos humanos. A visão da Amnistia Internacional é a de um mundo em que cada pessoa goze de todos os direitos plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões internacionais de direitos humanos. Tem como missão investigar e agir de modo a prevenir e a pôr fim aos abusos de direitos humanos e a exigir justiça para aqueles cujos direitos tenham sido violados.
O Núcleo de Viseu da Amnistia Internacional tem vindo a desenvolver, quer localmente quer no distrito de Viseu, diversas acções em defesa dos direitos humanos, destacando-se as acções de Educação para os Direitos Humanos (EDH) realizadas em diversas escolas do distrito e em eventos locais, com o objectivo de desenvolver o conhecimento, as capacidades e os valores dos direitos humanos, mas também a aquisição de competências que levem todos os participantes neste processo a actuarem prol destes, individualmente nas suas acções ou globalmente na sua comunidade.