Mobile Menu
  Escolha

RACHIKA NAYAR (US)

Som | Chamada de artistas
RACHIKA NAYAR (US)

Local
Claustro da Sé de Viseu
Horário
08 JUL às 24H00

Rachika Nayar é compositora e produtora. A sua música é criada a partir de guitarra processada e de outros sons sintetizados e multi-instrumentais. De forma fluida, mas sempre profundamente sentida, a sua música evita a classificação normativa de géneros, percorre influências que abrangem tanto os vernáculos experimentais (ambiente-eletrónico, neoclássico) quanto populares (midwest emo, pós-rock, entre outros do mesmo espectro). As criações de Rachika foram apresentadas em locais e publicações como The New York Times, Pitchfork, NPR, New York Magazine, Berlinale International Film Festival e The Shed em Hudson Yards.

O segundo álbum de Rachika Nayar, Heaven Come Crashing (NNA Tapes, 2022), dá uma viragem acentuada à esquerda com os seus estilos de guitarra mutilados.

Abandonando as suas tendências ambientais anteriores, ela vira-se para o hipermaximalismo e o bombástico épico — lembrando referências tão abrangentes quanto o trance dos anos 90, o início do M83 e as trilhas sonoras do anime Yoko Kanno — enquanto continua a explorar um fascínio central em estender as possibilidades expressivas da guitarra através de processamento digital. Breakbeats sub-bass que agitam a pista de dança aumentam a sua escultura de som ao estilo de Tim Hecker e os arpejos de guitarra de Explosions in the Sky. Apesar de Heaven Come Crashing traçar um novo território musical para a artista, ela mantém o gosto por géneros passionais e desenvolve sobre essa capacidade característica de sintetizar uma colecção única de histórias musicais em algo inteiramente dela.

 

Artista seleccionada no âmbito da chamada de artistas sonoros.

 

 

Viagens dos artistas naturais ou com base nos EUA – Cortesia da FLAD.

14