Mobile Menu
  Escolha

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MULHERES DA MINHA ILHA, MULHERES DO MEU PAÍS”, DE ANA CRISTINA PEREIRA, POR ROSA MONTEIRO

Literatura
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MULHERES DA MINHA ILHA, MULHERES DO MEU PAÍS”, DE ANA CRISTINA PEREIRA, POR ROSA MONTEIRO

Ana Cristina Pereira

Local
Museu Nacional Grão Vasco
Horário
16 de JUL às 16h30

As mulheres deste livro nasceram num intervalo de 50 anos. Entre a mais velha e a mais jovem há um mundo de diferenças: o país mudou, as perspetivas e liberdades expandiram-se e, com elas, vieram novas possibilidades e novos obstáculos. Este livro resgata a história dessa transformação a partir de vozes que não fazem parte das estruturas de poder. Num ziguezague entre o presente e o passado, parte da vida de mulheres comuns, de diversas classes sociais, para contar as suas histórias, entrelaçadas com a história do arquipélago da Madeira, lugar de fronteira, e com a história das mulheres em Portugal, dimensão menos conhecida da história do país. Sempre em diálogo com artistas naturais ou residentes na região. É, de certa forma, um livro-exposição, um livro-viagem, mas acima de tudo um livro-testemunho do legado de Abril.

Ana Cristina Pereira é repórter do Público desde 1999. Dedica-se sobretudo a assuntos de direitos humanos e exclusão social. É autora dos livros Meninos de Ninguém (2009), Viagens Brancas (2011), Movimento Perpétuo (2016) e coautora dos livros Desafios – Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau (2012), Todas as Vozes/All the Voices (2014) e Mulheres de São Tomé e Príncipe (2018). O teatro-documental é outra forma que encontrou de dar voz aos grupos silenciados. Escreveu as peças Onde o Frio se Demora (2016) e Agora é Diferente (2019).

Rosa Monteiro doutorou-se em Sociologia do Estado, Direito e Administração com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses». É professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais dessa mesma universidade, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades. Foi secretária de Estado para a Cidadania e  a Igualdade entre 2017 e 2022 e vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017.

Luísa Marinho Antunes Paolinelli é doutorada em Literatura Comparada, com agregação em Estudos Culturais. Professora da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, é também presidente da ADEGI – Associação de Estudos Globais e Insulares, membro do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e do CEG–Universidade Aberta. Foi deputada da Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

 

14