As mulheres deste livro nasceram num intervalo de 50 anos. Entre a mais velha e a mais jovem há um mundo de diferenças: o país mudou, as perspetivas e liberdades expandiram-se e, com elas, vieram novas possibilidades e novos obstáculos. Este livro resgata a história dessa transformação a partir de vozes que não fazem parte das estruturas de poder. Num ziguezague entre o presente e o passado, parte da vida de mulheres comuns, de diversas classes sociais, para contar as suas histórias, entrelaçadas com a história do arquipélago da Madeira, lugar de fronteira, e com a história das mulheres em Portugal, dimensão menos conhecida da história do país. Sempre em diálogo com artistas naturais ou residentes na região. É, de certa forma, um livro-exposição, um livro-viagem, mas acima de tudo um livro-testemunho do legado de Abril.
Ana Cristina Pereira é repórter do Público desde 1999. Dedica-se sobretudo a assuntos de direitos humanos e exclusão social. É autora dos livros Meninos de Ninguém (2009), Viagens Brancas (2011), Movimento Perpétuo (2016) e coautora dos livros Desafios – Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau (2012), Todas as Vozes/All the Voices (2014) e Mulheres de São Tomé e Príncipe (2018). O teatro-documental é outra forma que encontrou de dar voz aos grupos silenciados. Escreveu as peças Onde o Frio se Demora (2016) e Agora é Diferente (2019).
Rosa Monteiro doutorou-se em Sociologia do Estado, Direito e Administração com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses». É professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais dessa mesma universidade, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades. Foi secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade entre 2017 e 2022 e vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017.
Luísa Marinho Antunes Paolinelli é doutorada em Literatura Comparada, com agregação em Estudos Culturais. Professora da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, é também presidente da ADEGI – Associação de Estudos Globais e Insulares, membro do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e do CEG–Universidade Aberta. Foi deputada da Assembleia Legislativa Regional da Madeira.