Os Jardins Efémeros (JE) são uma plataforma cultural multidisciplinar com sede em Viseu. Apresentam uma forte componente experimental, com o objectivo de potenciar a relação entre agentes, artistas, curadores, investigadores, universidades, associações (culturais, sociais, de comércio, turísticas), empresas, museus, escolas, municípios, residentes e visitantes. Dessas relações propostas e resultantes dos JE, poderão materializar-se projectos específicos que podem servir como ponto de partida para realizações futuras ,desenvolvidas pelos próprios agentes.
Com a utilização de espaços icónicos como a Sé de Viseu, a Igreja da Misericórdia, mas também os vários museus e capelas, edifícios públicos, privados e até devolutos, passando por praças, jardins, logradouros e ancorados no centro histórico, os Jardins Efémeros possibilitam aos cidadãos uma experiência singular.
Os concertos, as exposições, as performances e tantas outras actividades culturais propostas têm como objectivo primevo sensibilizar a população e os visitantes para a cidadania e valorização do património — respeitando-o profundamente.
A nossa programação é inclusiva, oferecendo aos viseenses e a todos os que nos visitam eventos gratuitos e a decorrer em espaços públicos, aos quais habitualmente não se tem acesso.
A experimentação como expressão de liberdade criativa e crítica é um valor do qual não abdicamos. Uma ferramenta potenciadora de dinâmicas inovadoras do pensamento individual e colectivo.
Nos JE somos integradores. As associações locais, os artistas e as empresas e tantos mais são convidados a conceber novas formas de colaboração, através de práticas artísticas e da educação pela arte.
O programa promove a reflexão em torno de valores como a cidadania activa e a arquitectura social, potenciando a capacidade crítica e imaginativa, distribuída pelas várias áreas de intervenção propostas. Promovemos a transformação criativa e uma nova percepção da Cidade.
Uma relação estreita entre criadores locais, nacionais e internacionais, o estabelecimento de colaborações entre os sectores público e privado, nas mais diversas áreas, que promovem a invenção/reinvenção de redes diversas.
O levantamento, mesmo que temporário, de uma nova ideia de jardim para praças onde impera o granito, reafirma o carácter inovador, integrador e diferenciador dos JE, produção cultural de excelência e capacidade transformadora da paisagem do centro histórico de Viseu.
Uma forte componente multidisciplinar — Artes Visuais, Arquitectura, Cinema, Som, Dança, Teatro, Pólis, Mercados e Oficinas — alicerçada numa cuidada direcção artística que se manifesta numa programação de carácter urbano, contemporâneo e experimental.
Na sua 10.ª edição, os Jardins Efémeros são já (mais do que) uma marca da cidade, tendo vindo a afirmar-se como uma das produções culturais mais singulares, com reconhecimento nacional e internacional. O seu formato original foi concebido para a cidade de Viseu e a sua configuração multidisciplinar e experimental não tem outro projecto comparável em Portugal.