Regulamento:
No âmbito do projecto de espaço público EDEN X* a apresentar nos Jardins Efémeros’22, estamos a construir uma comunidade digital para discutir e ensaiar a possibilidade de gestão colectiva de um jardim.
1 – Procuramos pessoas interessadas em jardinar, cultivar ou simplesmente usufruir de espaços verdes, que queiram participar nesta experiência.
2 – Procuramos cidadãos que podem ser jardineiros, cozinheiros, artistas ou pessoas com quaisquer outras ocupações.
3 – Pede-se que contribuam com o seu tempo (duas horas numa sessão online em Junho e um dia presencial em Julho 2022) e, subsequentemente, mediante disponibilidade, participem num fórum de discussão e plataforma de votação online. As inscrições são limitadas.
4 – Aos interessados, pedimos que enviem um email para: edenx.jardinsefemeros@gmail.com
4.1 No email devem escrever duas linhas sobre si, local de residência e uma ideia do que gostariam de fazer num jardim comunitário.
5 – Informaremos o resultado no dia 01 de Junho.
6 – O júri é constituído por Joana Pestana (professora e designer), Mariana Pestana (curadora e investigadora) e Kevin Gallagher (professor e investigador).
Sobre o projecto EDEN X*:
Uma plataforma online de discussão e deliberação, que ensaia um modelo social de organização não hierárquica e descentralizada da natureza, em que os elementos naturais são auto-governados por comunidades mais-que-humanas.
Com a contribuição de escritores, artistas, cientistas, jardineiros, inteligências artificiais, plantas, cidadãos e outros. O grupo e estrutura de organização determinarão o futuro de um jardim hipotético.
Sobre os elementos do júri e co-autores do projecto:
Joana Pestana (1986) é designer, educadora e investigadora. É docente na Universidade Católica do Porto e Universidade da Maia – ISMAI. Desenvolve projectos no cruzamento da tecnologia, do design e das novas literacias, destacando nesse âmbito o trabalho de co-curadoria das exposições Omnisciência: Estratégias de Fractura e Fuga (2021, Fórum da Maia), Scrolling the Arcane (2020, Planetário do Porto) e Critical-GPS (2018, Royal College of Art).
Mariana Pestana (1982) vive e trabalha em Lisboa. É arquitecta, curadora e investigadora. Doutorada em Arquitectura pela Bartlett School of Architecture (2019). Cria programas culturais como exposições, eventos e instalações, entre os quais The Future Starts Here (V&A, 2018) e Eco Visionários (Maat, Royal Academy e Matadero, 2018-19) ou a 5.ª Bienal de Design de Istambul (2020-21). É co-fundadora e directora do estúdio interdisciplinar The Decorators e professora auxiliar convidada no Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa.
Kevin Gallagher é professor auxiliar convidado no Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa e membro do novo Laboratório DCentral. Fez doutoramento na Tandon School of Engineering (Escola de Engenharia Tandon) da New York University, onde centrou o seu trabalho em torno da experiência do utilizador da rede de anonimato Tor. Os seus interesses actuais de investigação incluem o anonimato, experiência do utilizador (UX), privacidade, computação descentralizada, criptografia aplicada, blockchain, controlo de acesso e segurança horizontal.
* estrutura paradisíaca