Pull My Daisy, Robert Frank e Alfred Leslie, 1959, 30’
Filme experimental que retirou o seu nome do poema de Allen Ginsberg, Jack Kerouac e Neal Cassady, representantes da Beat Generation. Kerouac é também quem narra o filme, onde aparecem os poetas ligados ao movimento, como Allan Ginsberg, Peter Orlovsky e Gregory Corso. O filme parte de um breve roteiro de um jantar que acaba por ser invadido pelos amigos/artistas, resultando num belo e incerto improviso fílmico.
Dance in the Sun, Shirley Clarke, 1953, 8’
A Moment in Love, Shirley Clarke, 1956, 11’
Trata-se de duas curtas-metragens claramente conectadas com o movimento do cinema experimental norte-americano. A primeira, tem como protagonista o bailarino Daniel Nagrin; na segunda, participam Paul Sanasardo e Carmela Gutierrez. Ambas evocam um dos temas recorrentes no trabalho de Clarke: a dualidade entre fantasia e realidade. A dança acontece em lugares e espacialidades distintas, o que torna os filmes poéticos e imprevisíveis.
Window, Ken Jacobs, 1964, 12’
Neste filme experimental a câmara usa a janela como acesso ao exterior, estabelecendo esse jogo intenso fora-dentro, mediante uma linguagem visual poderosa e plena de plasticidade.