Alexandre Delmar
O projecto A Fala das Cabras e dos Pastores tem como objectivo a investigação e mapeamento da linguagem sonora usada entre os pastores e os seus animais de pastorícia nos vários distritos de Portugal. Aqui, tentam-se identificar os trejeitos, as vocalizações e a proto-linguagem usada pelos pastores para chamar, avisar e juntar o gado. Recuperam-se os modos e as dinâmicas do primordial e exploram-se lugares de relacionamento entre humanos e animais.
BIO | Alexandre Delmar (Porto, 1982) é fotógrafo e videasta. Em 2005 terminou o bacharelato pela ESAP e em 2007 licenciou-se em Tecnologias da Comunicação Audiovisual pela ESMAE.
Foi artista em residência da Open Studios em Praga, dos XVI Encontros da Primavera e do programa VIVIFICAR. Foi bolseiro da Fundação Oriente, do Criatório do Porto e do programa de atividades satélites da Porto Design Biennale. Foi um dos artistas premiados na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira com “A Fala das Cabras e dos Pastores”. É cocriador do projeto “A Recoletora”.
Em 2021 publica, em coautoria, o livro “Anotações sobre o Abaixo de Cão” pela editora Spector Books.