Com a maternidade tudo muda. O corpo, o cérebro, a forma de vermos a vida. Cuidar de um bebé é um grande desafio. Se reflectirmos sobre a maternidade e a amamentação, deparamo-nos com questões que nos remetem para a identificação dos principais desafios e factores que facilitam ou dificultam o aleitamento materno. O que podemos fazer para ter e permitir que todos tenham uma experiência plena, tranquila e feliz neste momento único?
Num ambiente agradável e descontraído vamos conversar sobre: mudanças do corpo na maternidade; a liberdade de poder decidir sobre o próprio corpo e sobre a amamentação; o corpo da mulher e do bebé na amamentação; o papel da sociedade na amamentação; a importância da amamentação no vínculo mãe-bebé.
A oficina está inserida no projecto «Amamentar + Viseu», um projecto piloto de promoção e apoio na amamentação, cujo objectivo principal é que o maior número de mães tenham acesso a um serviço nacional de saúde de qualidade, onde possam ver esclarecidas todas as suas dúvidas em relação à amamentação, como também se vejam acompanhadas, auxiliadas, orientadas e apoiadas de forma prática e eficaz nesta nova fase de vida.
Saiba mais sobre este projeto aqui.
—
Vanda Rodrigues
Viseu. Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), em 2011. Mestre em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. Mentora e administradora do projecto de proximidade social, o Viseu Social (https://www.facebook.com/viseusocial/), desde 2013. Possui inúmeras formações em áreas de intervenção em contextos de risco. Desde nova que se interessa pelo mundo e pelas pessoas. Diz-se apaixonada pela sociedade e por melhorar o meio onde vive. Ligada a vários projectos culturais, interventivos e/ou sociais. Mãe de alma e coração, vê na sua filha o seu projecto de vida mais bonito e arrojado.
Laura Orion
Nascida em Madrid, vive em Portugal há 10 anos. Licenciada em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) em 2010, frequentou a Faculdade de Psicologia na Universidade de Coimbra entre 2008 e 2010. Tem mais de 150 horas de formação em Assessoria de lactação (CAM) reconhecida pela IHAN/Unicef (Iniciativa para la Humanización de la Asistencia al Nacimiento y la Lactancia). Apaixonada pela maternidade e fiel defensora de uma parentalidade acompanhada, consciente e com apego, é actualmente membro da Rede Amamenta® (www.amamenta.net) e responsável pela Amamenta Viseu (www.viseu.amamenta.net) desde 2016. Trabalha diariamente no apoio directo às famílias do distrito de Viseu.