Edifício Cortesia de Dr. João Melo Borges
Por trás de uma performance: O Tufo da Mafalala resulta da colaboração entre artistas investigadores do campo das artes sonoras e antropologia da Queen’s University Belfast, Pedro Rebelo, Matilde Meireles e Iñigo Sánchez, o Grupo de Tufo da Mafalala, a Associação IVERCA, e no contexto de um projecto de investigação que visa compreender melhor o papel da música e do som como agentes de transformação em situações marcadas pelo conflito. Através de um processo colaborativo de entrevistas, gravações de campo, vídeo e fotografia, esta peça aborda a prática artística do Tufo através da sua preparação, do seu significado social e das vivências de um grupo de mulheres makwhuas que, deslocadas entre outros factores, pelo conflito, usam o Tufo como forma de resistência e enraizamento.
Esta dança tradicional moçambicana de origens árabes e praticada na Mafalala possui uma série de práticas e rituais próprios que habitualmente passam despercebidas aos olhos dos espectadores: a maquilhagem, a escolha das capulanas, o processo de composição das músicas e das letras, o tufo como espaço de sociabilidade e intimidade, os sonhos e uma história de conflito desdobrada na expressão artística.
Articulando diferentes formas de saberes (tradicionais, científicos, artísticos), Por trás de uma performance ambiciona gerar um espaço de reflexão sobre o tufo — e as formas da cultura expressiva em geral — que transcende a escrita. Recolhe assim uma das aspirações impulsionadoras do grupo: expandir a sua prática de forma a quebrar tradições e remar em direcção ao futuro.
Esta peça foi desenvolvida no contexto do projecto de investigação «Understanding the role of sound and music in conflict transformation: the Mozambique Case Study», pelos investigadores Pedro Rebelo e Fiona Magowan, e os pós-doutorados Matilde Meireles e Iñigo Sánchez. O projecto foi financiado pelo Arts and Humanities Research Council Partnership for Conflict, Crime & Security Research. Agradecemos a participação dos colaboradores e da Associação IVERCA.
http://www.qub.ac.uk/schools/ael/Research/Arts/ResearchImpact/Mozambique/
Pedro Rebelo
Pedro Rebelo é compositor, performer e artista sonoro. Doutorou-se pela Universidade de Edimburgo em 2002, onde investigou relações entre a música e a arquitectura. Pedro tem desenvolvido projectos participativos com comunidades em Belfast, na favela da Maré, Rio de Janeiro, em Maputo, e com comunidades ciganas em Portugal. Este trabalho tem resultado em exposições de arte sonora em espaços como o Metropolitan Arts Centre, Belfast, Parque Lage, Museu da Maré no Rio de Janeiro, MAC Niterói e Jardins Efémeros. Pedro foi professor convidado na Stanford University, professor visitante sénior na UFRJ, Brasil, investigador colaborador do INET-md, Universidade Nova de Lisboa, e é professor catedrático de Artes Sonoras na Queen’s University Belfast. Foi recentemente financiado com mais de £ 1m do Arts and Humanities Research Council (UK) para investigar a relação entre som, música e situações de conflito, em projectos interdisciplinares.
Matilde Meireles é artista sonora e investigadora, doutorada em Artes Sonoras pela Queen’s University Belfast, no Reino Unido. O seu trabalho artístico e investigação explora o papel do design e da fotografia na expansão do campo das artes sonoras, em particular da gravação sonora, e o seu uso em experiências multi-sensoriais. Adicionalmente a sua investigação incide sobre os processos de colaboração e participação como catalisadores de uma compreensão partilhada de lugar, e sobre o uso da tecnologia na amplificação da experiência de lugar. O seu trabalho tem sido apresentado em Alemanha, Brasil, Espanha, Grécia, Irlanda, Portugal e Reino Unido.
Iñigo Sánchez Fuarros é doutor em Antropologia pela Universidade de Barcelona (Espanha). Actualmente trabalha como professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. As suas linhas de investigação abarcam temas como o estudo da música em contextos migratórios, a relação entre música e cidade, assim como as problemáticas relacionadas com a antropologia do som.
Grupo Tufo da Mafalala. Com mais de 50 anos de existência, o «Tufo da Mafalala» espelha a rica diversidade cultural e artística existente no lendário e mítico bairro da Mafalala, em Maputo, Moçambique. Na sua extensa carreira destacam-se actuações dentro e fora do país, com destaque para o Festival Pan-Africano da Argélia e a participação no programa de desenvolvimento de turismo comunitário no Bairro da Mafalala.