Mobile Menu
Categorias

O MEU CORPO MÁGICO

Casa do Sonho | Cinema de animação
O MEU CORPO MÁGICO
Graça Gomes e João Pedro Gomes
Local
Casa do Sonho – Sala 1, Escola Profissional Mariana Seixas, Rua Direita, 88-94
Horário
Nível I:

7 e 8 de Julho às 10h00

Nível II:

7 e 8 de Julho às 14h00

Sessões
4
Duração
90’
Público-Alvo
Nível I: dos 6 aos 10

Nível II: dos 11 aos 16

Nº de Participantes
10/sessão

Vamos explorar os movimentos do corpo humano com a ajuda do cinema de animação, e descobrir que afinal o nosso corpo também é mágico. Vamos trabalhar com uma técnica de cinema de animação, a pixilação ou stop motion, que é a animação de objectos reais (incluindo o corpo humano). Com esta técnica é possível criar movimentos irreais, impossíveis ou ilógicos, filmando imagem por imagem. O resultado final será um vídeo de animação onde tudo parece magia. Do corpo real ao corpo imaginado, uma experiência para aprender os princípios da animação e desconstruir/reconstruir movimentos que nunca pensámos conseguir fazer.

***

Graça Gomes trabalha desde 1988 em cinema de animação, tendo colaborado em várias curtas de autor, SalteadoresFado Lusitano, Novo Mundo, Vitinho, etc. Realizou várias curtas de animação para as séries televisivas Rua Sésamo e Jardim da Celeste. Autora e realizadora da série Brincarolas. É, desde 1999, formadora no projecto Cinema para as Escolas do Cine Clube de Viseu, tendo vindo também a realizar workshops de cinema de animação com outras associações e instituições.

João Pedro Gomes iniciou a actividade profissional como grafista e ilustrador em publicidade. Trabalhou em várias produtoras de publicidade e televisão, e em séries e curtas de animação como ilustrador, animador e realizador, tendo também trabalhado como criativo e grafista na criação de filmes publicitários e genéricos para televisão. Foi responsável gráfico e de pós-produção na produtora Latina Europa (1990-1998). Integrou diversos grupos criativos em trabalhos de vídeo para teatro, espectáculos musicais, instalações e video mapping. Trabalha em cinema na área de pós-produção e criação de genéricos para curtas e longas metragens. Realiza trabalhos de video jamming em vários eventos e festivais musicais. Foi VJ residente no Lux Frágil (2000-2007) e no Musicbox (2009-2017), em Lisboa.