Mobile Menu
Categorias

BIODANZA

Oficinas Gerais | Dança
BIODANZA
Raquel Bontempo, Associação Portuguesa de facilitadores de Biodanza®
Local
Casa do Miradouro, Jardim III
Horário
7 de Julho às 19h00

8 de Julho às 16h00

Sessões
2
Duração
90’
Público-Alvo
M/18
Nº de Participantes
60/sessão

A biodanza é um sistema de desenvolvimento humano criado na década de 1970 por Rolando Toro Araneda, antropólogo chileno. É regulada internacionalmente pela Internacional Biocentric Foundation (IBF), órgão responsável pela coordenação de cerca de 100 escolas em todo o mundo.

A biodanza não é somente um conjunto de exercícios com músicas ou um sistema convencional de expressão das emoções, é também uma nova visão da vida, um processo de desenvolvimento humano, de integração da identidade, de transformações internas e desenvolvimento das potencialidades humanas. Trata-se de aprender a «dançar a vida» e de descobrir o «prazer de viver». (Rolando Toro)

A biodanza é aplicada em vários países como um sistema de desenvolvimento humano que promove a saúde, o bem-estar, a alegria e o relaxamento. Através da realização de exercícios específicos de dança e movimento em grupo, ao som do ritmo e da melodia da música, desenvolve os vários níveis de integração motora, afectiva e existencial, assim como a conexão e o vínculo com a própria pessoa, com o outro e com o universo.

A biodanza não requer preparação prévia e pode ser praticada por todos. Cada vez são mais as pessoas que procuram os seus efeitos positivos.

***

Raquel Bontempo é professora titulada didacta de biodanza em Aveiro, Coimbra e Porto. É facilitadora de biodanza em festivais e workshops, e também em instituições, escolas e universidades. Faz parte da equipa de didactas da Escola de Biodanza de Portugal e da Associação Portuguesa de Facilitadores. Iniciou a sua experiência profissional em 2002. Trabalhou como fotógrafa, animadora sociocultural, coordenadora de projectos culturais e educativos, formadora de adultos, educadora, professora, freelancer de projectos de arte e educação, e desenvolveu vários projectos de educação artística em museus, galerias, escolas e instituições. Em 2009 iniciou o seu percurso de professora de Biodanza até aos dias hoje.