“Foi um ano quase inacreditável. Aconteceram-nos coisas que não pareciam possíveis, como estar em palcos de festivais importantes, ir tocar à televisão, ou ser mencionados de forma que nos parece muito positiva em diferentes meios de comunicação social”. Foi assim que os Sensible Soccers responderam a uma entrevista quando lhes pediram o saldo da sua actividade. Estávamos em 2012, muito antes da edição do seu primeiro disco 8, lançado no início de 2014.
Desde então, outros tantos episódios inacreditáveis aconteceram. Desde concertos inesquecíveis no Festival Paredes de Coura, Vodafone Mexefest, Centro Cultural de Belém ou Milhões de Festa, até terem uma música sua escolhida para um vídeo promocional do Cristiano Ronaldo, garantindo um reconhecimento pouco comum, do público e da imprensa, a uma banda que faz canções instrumentais. A tour de apresentação de 8 contou com mais de 50 concertos e incluiu passagens por Espanha e França. O disco foi considerado, unanimemente pela imprensa nacional, como um dos melhores álbuns de 2014.
Entretanto, em meados de 2015, foram desafiados pelo Teatro Maria Matos, GNRation e Festival Curtas de Vila do Conde a criar um espectáculo original e diferente do que tinham vindo a apresentar ao vivo, integrando uma componente visual inédita, da responsabilidade da artista Laetitia Morais. Deste convite nasceu Paulo. Três concertos únicos e irrepetíveis que foram os últimos da banda em 2015.
A partir daqui, os Sensible Soccers entraram num período de clausura para se dedicarem ao sucessor de 8. O novo disco, intitulado Villa Soledade, foi gravado entre o Verão e o Outono de 2015 e foi lançado no final de Fevereiro de 2016.
Bandcamp | www.sensiblesoccers.bandcamp.com
Facebook | www.facebook.com/sensiblesoccers
Youtube | www.youtube.com/sensiblesoccers
Bio
Os Sensible Soccers editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas actuações ao vivo. Desde então, a banda deu inúmeros concertos que os levaram a palcos de todos os tipos — desde clubes, auditórios e associações culturais, a eventos de projecção internacional, como o Primavera Club, Festival Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, ou a primeira edição portuguesa do Boiler Room, tendo conquistado um público variado, em número sempre crescente.
Além do primeiro EP, editaram também Fornelo Tapes Vol.1, o single Sofrendo Por Você, lançando em 2014, o primeiro longa-duração, intitulado 8, que foi unanimemente considerado pela imprensa nacional como um dos melhores discos editados nesse ano. Seguiram-se 14 meses de concertos de apresentação do novo trabalho, maioritariamente em Portugal, mas, incluindo também, passagens por Espanha e França.
Terminado o período natural de apresentação do álbum 8, os Sensible Soccers foram convidados pelo Teatro Maria Matos, GNRation e Curtas de Vila do Conde a criarem um espectáculo composto por temas inéditos e por uma vertente visual, a cargo da artista Laetitia Morais. O espectáculo original, chamado Paulo, teve três apresentações únicas e irrepetíveis, precisamente no Maria Matos, GNRation e em Vila do Conde. Após este período, a banda entrou em estúdio e começou a preparar o disco seguinte, intitulado Villa Soledade, que foi editado em Março de 2016.
A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar, uma vez que abordam estéticas muito variadas em diferentes temas. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fogem ao formato tradicional de canção, optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão. Nos espectáculos ao vivo, a sua música ganha uma energia extra, que a torna surpreendente até para o público que melhor conhece o trabalho da banda.