Saudaá Group questiona a dimensão poética da música, acomodando sets acústicos e utilizando o instrumento numa abordagem contemporânea, produzindo texturas de som poderosas e repetitivas.
Saudaá Group fará um intervalo no seu projecto Street Organ Ritornellos, durante os Jardins Efémeros. A sua performance na edição deste ano tem como principal objectivo a criação de novos trabalhos de música original para o Realejo, ou Órgão de Barbárie, através de viagens e colaborações ininterruptas. Parte integrante da tour mundial, o cerne da proposta consiste em envolver o instrumento e a sua interacção com a modernidade, de forma a que o repertório vá ao encontro de uma escrita musical colectiva e hipnótica. Trata-se de um trabalho que espelha um ano de uma viagem espiritual na busca do mistério mecânico, um ímpeto para além da noção de “instrumento Rei”, um exemplo poético que considera a música como sendo um local de refúgio e de meditação final.
O Realejo, ou Órgão de Barbárie, é um instrumento móvel que reproduz música de forma mecânica, ao mesmo tempo que combina aspectos técnicos da música de órgão litúrgica, da mecânica e da relojoaria.
O instrumento teve a sua primeira aparição durante o século XVII, e era tocado em espaços públicos por vagabundos, pedintes e estrangeiros. Não se limita a incorporar uma sociedade unificada que foi sendo desaprendida, mas, também, música para as massas. Este instrumento milenar está, mais do que nunca, profundamente enraizado nas nossas vidas e foi o primeiro computador (por meio de cartões perfurados), o antepassado da música assistida por computador (juntamente com a linguagem MIDI) e um catalisador para conexões sociais.
O instrumento foi feito por medida por Sébastien Schuetz, de Fachstatte Historischer Musikautomaten e École des Facteurs d’Orgues de Ludwigsburg assistido por Frédéric Godin. É composto por 42 tubos de madeira e um sistema pneumático híbrido que permite o uso de cartões perfurados (29 notas) ou a linguagem MIDI (42 notas). O sistema anterior resulta numa acção directa sobre o órgão, a partir de qualquer controlador electrónico e na possibilidade de escrever música, sem ter que recorrer ao longo e custoso processo de perfurar cartões.
Site | http://www.streetorganritornellos.com/
Soundcloud | https://soundcloud.com/saudaagroup
Vimeo | https://vimeo.com/user36610542
Youtube | https://www.youtube.com/watch?v=-tEZ4UqC-mk
Bio
Alexis Paul, nascido em 1987 em Les Sables d´Olonne, na França. Músico e actor cultural dedicado à produção de conteúdos poéticos. Interessa-se por composição, música experimental, gravações de campo.
Membro da Belle Arché Lou, Saudaá Group e Dianthus. Colaborou com Alma Forrer, Hraïr Hratchian e Benoît Pioulard. Fundador da Humanist Music, Humanist S.K Festival, Armures Provisoires e do projecto Lieu/x. De momento encontra-se a trabalhar na criação de Poetic Magic Group.