Em 2013, os peixe : avião editaram o seu terceiro disco, de título homónimo, rompendo abruptamente com uma trajectória pop alicerçada em trabalhos como: Finjo a fazer de conta feito Peixe : avião (2007), 40.02 (2008) e Madrugada (2010). Consensual entre a crítica especializada e os seguidores da banda, peixe : avião (2013) revelou-se o regresso perfeito da banda bracarense aos discos.
A trajectória de exploração de novas abordagens sonoras foi continuada com a composição de música original para o clássico Ménilmontant de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema, com reposição no Teatro Maria Matos em Lisboa. A experiência revelou-se fundamental para o período de composição que se seguiu durante o ano de 2015.
Não constitui, portanto, surpresa que a subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de características cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstracta e introspectiva sejam as pedras basilares de Peso Morto, título do quarto álbum do quinteto, lançado em Fevereiro de 2016.
Facebook | https://www.facebook.com/peixe.aviao/?fref=ts
Site | http://www.peixeaviao.com/site/
Bandcamp | https://padstore.bandcamp.com/album/peso-morto
Youtube | https://www.youtube.com/watch?v=rBAbK7OSXrk
Bio
Criados no verão de 2007 na cidade de Braga, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião. Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns 40.02 (Rastilho Records, 2008), Madrugada (PAD, 2010) e peixe : avião (PAD, 2013). Com o disco homónimo foram nomeados para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o primeiro lugar na lista dos melhores discos de 2013, entre as quais a Vodafone FM e o Jornal Expresso. Em 2014 compuseram música original para o clássico Ménilmontant de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema.
Em 2016 regressam aos discos com Peso Morto (PAD), no qual aprofundam o caminho aberto pelo disco homónimo de 2013.