Transmitir ao público interessado formas de aproveitamento de lã de ovinos na construção de objectos utilitários e decorativos. No final da oficina, os participantes poderão levar para casa um objecto construído a partir desta matéria com tradição na região de Viseu.
Bio
Etelberta Oliveira frequentou o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio. Tecelã, vive e trabalha em Lisboa.
Tem o projecto Torcer Ideias – projecto em tecelagem artesanal, que nasceu em Janeiro de 2013, um sonho que guardava desde a década de 1990. Estudou na escola de Artes Decorativas António Arroio, na década de 1970, onde completou o curso geral e levou a cabo os complementares em Artes Gráficas e em Equipamento e Decoração.
Foi em 2009 que iniciou a sua aprendizagem com a artesã Isabel Bordaleiro, sua mentora, que a incentivou a obter o reconhecimento, enquanto unidade produtiva artesanal, com a chancela da PPART.
O projecto ganhou dinâmica e iniciou a sua trajectória pelos mercados, seguindo-se as feiras e lojas de artesanato de Lisboa, mantendo sempre como imagem de marca o trabalho ao vivo. Na segunda vertente, a do ensino, foi convidada a leccionar na AARL, desafio que aceitou e que culminou na parceria com a FABLAB, na construção de um tear protótipo em acrílico. No início do presente ano, o seu filho Miguel Oliveira, licenciado em Estudos Africanos, abraça o projecto, aprendendo todo o processo inerente à tecelagem manual e iniciando uma busca na origem dos padrões nacionais e tradicionais. Mãe e filho, a quatro mãos, criam uma nova abordagem aos têxteis artesanais, desenvolvendo uma tecelagem “urbana”, de autor e revitalizando uma arte que estava a cair no esquecimento.