Apoiado na parede está um grande ventilador de “cabeça para baixo”.
O seu peso e o movimento do motor, ligado, fá-lo-ão deslizar, lentamente. Ao mesmo tempo, do outro lado, encontra-se uma pessoa em posição invertida. O movimento que faz com o pescoço, aliado ao peso do seu corpo, origina também um deslize lento. Ventilador e pessoa deslizam sob o tempo.
Quem manipula o quê? Seremos manipulados pelos objectos na mesma medida em que os manipulamos? Estas questões dão origem à performance IStand, pertencente à obra Estado das Coisas, que trabalha com operações de disposição e deslocamento no tempo: objecto e humano são dispostos lado a lado, sem hierarquias, e em seguida subtraídos das suas significações e funções, na medida de tempos determinados.
Ano da peça | 2015
Técnica | Performance com ventilador
Bio
Andreas Trobollowitsch é compositor, performer, artista de som e de artes visuais sediado em Viena. Nos seus trabalhos recorre a instrumentos musicais adaptados, ventoinhas modificadas, cassetes e gravações de campo. Tem lançamentos na Schraum (Berlin), Monotype Records (Varsóvia), Crónica Records (Porto) e Filmarchiv (Viena). As suas tours incluem a Europa, Norte da Ásia, América Central e América do Sul.
*Cortesia da Embaixada da Áustria, Lisboa
Cinthia Mendonça nasceu em Minas Gerais, Brasil. É performer e pesquisadora. Frequenta o doutoramento em Processos Artísticos Contemporâneos na UERJ (PPGARTE). Na sua pesquisa dedica-se ao corpo, aos objectos técnicos e às coisas.
Facebook | https://www.facebook.com/andreas.trobollowitsch
Vimeo | https://vimeo.com/130387880