A Ronda da Noite é um filme em construção, em formato de instalação, de uma peça cinematográfica, composta e materializada num objecto de som e imagem. Esta instalação propõe uma reflexão sobre o lugar, uma análise transversal entre o tempo, a história e a arte. Através da notória disparidade sensorial criada entre o som e a imagem, propomos uma viagem entre o passado, o presente e o futuro deste lugar.
“Um povo que se perde na noite e que renascerá numa manhã de nevoeiro, ainda com resquícios de morte. Será que desapareceu? João ronda por um lugar, uma época, que se dissipou na noite. De dia, o expoente de luz, cor e vida é habitado por dez artistas que criam um olhar crítico deste Portugal. Aguarda-se com esperança um amanhecer redentor. A Noite e o Dia anseiam por um tempo. O Portugal Futuro.”
A ideia da instalação coexiste em dois ambientes opostos que se vão cruzando na diferente interpretação do mesmo lugar. Pretende-se criar dois ambientes visuais e sonoros, representativos do lugar, para o dia e a noite.
Bio
Tiago Resende nasceu no Porto em 1990. Mestre em Cinema Documental, na ESMAE no Porto. Em 2014 realiza o seu segundo filme, Memórias de um Filme, no âmbito do mestrado. Em 2015 realiza Ferro Sonho.
Rafael Farias tem 24 anos, é mestre em Comunicação Audiovisual, especializado em Fotografia Documental, e tem vindo a desenvolver trabalho sobretudo na fotografia. Autor dos projectos: Nativos do Douro (2013) e A Ilha (2014), o seu primeiro livro de autor.
Carl Hagew combina fontes de som analógicas e digitais, incluindo gravações de campo, rádios sintonizados, televisores analógicos, gira-discos, leitores de CD e MP3, através da criação e iteração nas aplicações Logic Pro e Ableton Live. Descobriu que gerou um excesso de escuro e cabeça de vento, comprimindo faixas sem esforço em direcção a algum tipo de abismo ácido.