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A RONDA DA NOITE

Artes Visuais / Instalação
Carl Hagew, Rafael Farias e Tiago Resende
A.V_Instalação de Video_A Ronda da Noite_Site
Local
Pavilhão Mundo Português
Rua José Branquinho
(em frente à Associação dos Bombeiros Voluntários), s/n, Viseu
Horário
Durante a semana 17h00 > 23h00
Sábado e Domingo 15h00 > 23h00
Duração
15’ aprox.*
*Sempre em loop
Público-Alvo
Todas as idades

A Ronda da Noite é um filme em construção, em formato de instalação, de uma peça cinematográfica, composta e materializada num objecto de som e imagem. Esta instalação propõe uma reflexão sobre o lugar, uma análise transversal entre o tempo, a história e a arte. Através da notória disparidade sensorial criada entre o som e a imagem, propomos uma viagem entre o passado, o presente e o futuro deste lugar.

Um povo que se perde na noite e que renascerá numa manhã de nevoeiro, ainda com resquícios de morte. Será que desapareceu? João ronda por um lugar, uma época, que se dissipou na noite. De dia, o expoente de luz, cor e vida é habitado por dez artistas que criam um olhar crítico deste Portugal. Aguarda-se com esperança um amanhecer redentor. A Noite e o Dia anseiam por um tempo. O Portugal Futuro.”

A ideia da instalação coexiste em dois ambientes opostos que se vão cruzando na diferente interpretação do mesmo lugar. Pretende-se criar dois ambientes visuais e sonoros, representativos do lugar, para o dia e a noite.

 

Bio 


Tiago Resende nasceu no Porto em 1990. Mestre em Cinema Documental, na ESMAE no Porto. Em 2014 realiza o seu segundo filme, Memórias de um Filme, no âmbito do mestrado. Em 2015 realiza Ferro Sonho.

Rafael Farias tem 24 anos, é mestre em Comunicação Audiovisual, especializado em Fotografia Documental, e tem vindo a desenvolver trabalho sobretudo na fotografia. Autor dos projectos: Nativos do Douro (2013) e A Ilha (2014), o seu primeiro livro de autor.

Carl Hagew combina fontes de som analógicas e digitais, incluindo gravações de campo, rádios sintonizados, televisores analógicos, gira-discos, leitores de CD e MP3, através da criação e iteração nas aplicações Logic Pro e Ableton Live. Descobriu que gerou um excesso de escuro e cabeça de vento, comprimindo faixas sem esforço em direcção a algum tipo de abismo ácido.

A.V_Instalação de Video_A Ronda da Noite_Site

A Ronda da Noite é um filme em construção, em formato de instalação, de uma peça cinematográfica, composta e materializada num objecto de som e imagem. Esta instalação propõe uma reflexão sobre o lugar, uma análise transversal entre o tempo, a história e a arte. Através da notória disparidade sensorial criada entre o som e a imagem, propomos uma viagem entre o passado, o presente e o futuro deste lugar.

Um povo que se perde na noite e que renascerá numa manhã de nevoeiro, ainda com resquícios de morte. Será que desapareceu? João ronda por um lugar, uma época, que se dissipou na noite. De dia, o expoente de luz, cor e vida é habitado por dez artistas que criam um olhar crítico deste Portugal. Aguarda-se com esperança um amanhecer redentor. A Noite e o Dia anseiam por um tempo. O Portugal Futuro.”

A ideia da instalação coexiste em dois ambientes opostos que se vão cruzando na diferente interpretação do mesmo lugar. Pretende-se criar dois ambientes visuais e sonoros, representativos do lugar, para o dia e a noite.

 

Bio 


Tiago Resende nasceu no Porto em 1990. Mestre em Cinema Documental, na ESMAE no Porto. Em 2014 realiza o seu segundo filme, Memórias de um Filme, no âmbito do mestrado. Em 2015 realiza Ferro Sonho.

Rafael Farias tem 24 anos, é mestre em Comunicação Audiovisual, especializado em Fotografia Documental, e tem vindo a desenvolver trabalho sobretudo na fotografia. Autor dos projectos: Nativos do Douro (2013) e A Ilha (2014), o seu primeiro livro de autor.

Carl Hagew combina fontes de som analógicas e digitais, incluindo gravações de campo, rádios sintonizados, televisores analógicos, gira-discos, leitores de CD e MP3, através da criação e iteração nas aplicações Logic Pro e Ableton Live. Descobriu que gerou um excesso de escuro e cabeça de vento, comprimindo faixas sem esforço em direcção a algum tipo de abismo ácido.