O projecto Idade Maior surge para dar a conhecer a vida dos mais velhos em instituições sociais, propondo uma reflexão sobre o envelhecimento e a terceira idade. Pretende desfazer a associação entre a velhice e o declínio físico e psicológico, fomentando o envelhecimento e integração social activa e produtiva dos mais velhos. O projecto procura também aproximar e estabelecer relações entre gerações, desenvolvendo actividades em parceria com instituições e lares de idosos, e jardins-de-infância e ATL.
O projecto contempla várias actividades.
ACTIVIDADE I
Propõe-se que os idosos participantes no projecto fotografem espaços, pessoas ou actividades, procurando demonstrar as suas perspectivas do mundo em que vivem. Nesta fase, haverá um intercâmbio entre instituições, com realidades, grupos e pessoas diferentes a vários níveis (sócio-económico, formativo, vivencial). Através destes retratos pretende-se neutralizar as inseguranças pessoais, aceitando as diferenças, promovendo a inclusão e combatendo os estereótipos relacionados com o envelhecimento e a institucionalização.
Objectivos:
– Trabalhar a autoestima dos idosos;
– Desmistificar a ideia preconcebida que existe sobre os lares e o seu papel interventivo meramente assistencialista;
– Explorar a personalidade e as emoções dos idosos, trabalhando a individualidade, promovendo um espírito de aceitação e de inclusão, independentemente das diferenças de cada um.
ACTIVIDADE II
Baseada no projecto internacional Before I Die, criado pela artista americana Candy Chang em 2011, os participantes serão desafiados a intervir em espaço público, partilhando as suas aspirações pessoais numa parede. Esta segunda fase propõe o auto-conhecimento, a empatia pelo próximo e a reflexão sobre a vida.
Objectivos:
– Potenciar a destituição da morte como assunto tabu;
– Elevar os sonhos de cada um(a);
– Fomentar o planeamento, o desenvolvimento e a resiliência.
ACTIVIDADE III
Os idosos das instituições participantes apresentar-se-ão ao público mais jovem (jardins-de-infância, ATL, escolas, etc.) como dinamizadores de oficinas, tertúlias, encontros onde se abordarão temas como o envelhecimento, o passado como ponte para um futuro melhor e a partilha de saberes e tradições.
Objectivos:
– Fomentar o encontro de gerações (intergeracionalidade);
– Potenciar a partilha de experiências, vivências e memórias.
ACTIVIDADE IV
Criação de peças identificativas do projecto que serão usadas pelos participantes durante os Jardins Efémeros. As peças serão produzidas em renda e crochet e serão convertidas em pregadeiras para serem facilmente aplicadas durante o evento.
Objectivos:
– Capacitar os idosos para a criação artística;
– Trabalhar a valorização e auto-estima pessoal;
– Promover a integração activa e a importância do sénior na sociedade.
ACTIVIDADE V
Nesta fase serão seleccionados participantes de uma escola ou de um jardim-de-infância para trocarem correspondência escrita com alguns dos idosos participantes no projecto, incentivando a partilha de histórias e experiências, e o auto-conhecimento.
Objectivos:
– Fomentar o gosto pela escrita e leitura;
– Potenciar a valorização e o sentimento de utilidade.
APRESENTAÇÃO FINAL DO PROJECTO
A apresentação final do projecto terá lugar entre os dias 6 a 10 de Julho no espaço da Rua D. Duarte, 53. A sala será o espaço para a exposição do trabalho fotográfico, para a colocação da parede onde os participantes poderão escrever os seus desejos e expectativas, assim como para a dinamização das oficinas com os mais novos.
CALENDARIZAÇÃO DAS OFICINAS
Oficina 1: Encontro de gerações – Espaço de partilha de histórias entre os mais velhos e os mais novos.
Horário: 9 de Julho às 10h00
Oficina 2: O que fomos e o que somos – Dar a conhecer aos mais novos práticas, objectos e jogos tradicionais da região.
Horário: 9 de Julho às 11h00
Oficina 3: Leitura em sintonia – Estimular o gosto e interesse pela leitura através de histórias de contos tradicionais contadas pelos idosos ao público infantil.
Horário: 10 de Julho às 10h00
Oficina 4: Cantigas com história – Espaço onde os idosos irão interpretar várias canções do seu tempo.
Horário: 10 de Julho às 11h00
Oficina 5: Diz-me o que escreveste, dir-te-ei quem és! – Decorrente da actividade n.º 5 do projecto, será neste dia que os participantes irão reconhecer e conhecer pessoalmente o seu correspondente.
Horário: 10 de Julho às 15h00