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TODA A PAISAGEM NÃO ESTÁ EM PARTE NENHUMA

Artes visuais | Instalação
TODA A PAISAGEM NÃO ESTÁ EM PARTE NENHUMA
Fernanda Fragateiro
Local
Praça D. Duarte - 6 de Julho a 3 de Agosto
Mecenas

«Desenhar espaços de liberdade» está em absoluta continuidade com o núcleo do que sempre me interessou no espaço. Se tivesse de indicar em poucas palavras algo do que julgo ter compreendido sobre o espaço, é a possibilidade da experiência e da abertura do pressentimento da liberdade que é essencial em cada lugar, «direito ao tempo» e «direito ao espaço» (que não são senão dois modos de declinar os nomes da liberdade).

FF

«Toda a paisagem não está em parte nenhuma» é uma frase retirada do Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, que contribui para a reflexão sobre a cidade como uma forma de paisagem.

A minha intervenção, no âmbito dos Jardins Efémeros, é a de introduzir na Praça D. Duarte uma construção escultórica que modifique a espacialidade da praça e simultaneamente transforme a contemplação em atividade, a observação em deambulação e o espectador num ativador do lugar.

Esta construção escultórica é composta por longas vigas de madeira sobrepostas entre si, de cor intensa e luminosa, que se estende por quase todo o espaço da praça, criando diversos espaços dentro deste espaço. São vitais as ideias de horizontalidade e de leveza, sendo a escultura um lugar pensado para ser percorrido pelo corpo, num jogo de fora e dentro, de ligações e atravessamentos, numa experiência para o corpo e para o olhar dos visitantes, de todas as idades.

Sobre as vigas aparentemente suspensas e que atravessam o espaço, escrevem-se pequenas reflexões sobre paisagem. As frases, de diversos autores, abrem um espaço semântico dentro do espaço urbano e apelam à atenção de quem as lê. Uma das frases, do artista australiano Ian Burn, «Landscape is not something you look at, but something you look through», diz-nos que ver é pensar.

No seu todo, esta composição de formas abstractas e de texto convoca o espectador e transforma-o em usufrutuário do dispositivo escultórico, em relação com o espaço urbano e a envolvente cultural.

Fernanda Fragateiro

The work of Fernanda Fragateiro (Montijo, Portugal, 1962) is characterized by a keen interest in 20th century avant-garde practices in art and architecture, an interest which informs own work, often taking the form of subtle alterations of existing landscapes and objects in order to reveal the hidden stories within them. While drawing on a wide range of references, Fragateiro’s work maintains a strong signature style, born of an economy of means and a meticulous minimalist aesthetic of form, color and surface texture.

Throughout her career Fragateiro’s primary media have been sculpture and installation, although she frequently creates interventions into public space in the form of gardens, outdoor sculptures, collaborations in architectural projects and works that draw on public participation.

Fragateiro’s work has been exhibited at Anozero — Biennial of Contemporary Art of Coimbra (Coimbra, 2017), Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (Lisbon, 2017), Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea de Roma (2017), Fundação Eugénio de Almeida (Évora, 2017, 2015), Palm Springs Art Museum (2016), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, 2016, 2012, 2004; Paris, 2013; London, 2013), CaixaForum (Barcelona, 2016, 2004), Orlando Museum of Art (2015), Palais des Beaux-Arts de Paris (2015), Carpenter Center for the Visual Arts, Harvard University (Cambridge, 2015), Krannert Art Museum (Champaign, 2015), CIFO Art Space (Miami, 2014), Bronx Museum (New York, 2014), Mitxelena Kulturunea (San Sebastian, 2014), MUAC Museo Universitario Arte Contemporáneo (Mexico City, 2014), Dublin Contemporary (2011), Lisbon Architecture Triennale (2010) Institut Valencià d’Art Modern (Valencia, 2008); Centro Cultural de Belém (Lisbon, 2007); Centro Galego de Arte Contemporánea (Santiago de Compostela, 2006), Fundação de Serralves (Porto, 2005), Culturgest (Lisbon, 2003).

Her work is featured in several public collections such as: The Ella Fontanals Cisneros Collection, Miami; Fundación Neme, Bogotá; Fundação de Serralves, Porto; Fundação EDP, Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon; António Cachola Collection, Elvas; Berardo Museum Collection, Lisbon; Caixa Geral de Depósitos Contemporary Art Collection, Lisbon; Centro Galego de Arte Contemporanea, Santiago de Compostela; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid; Marcelino Botín Foundation, Santander; La Caixa Foundation, Barcelona; Fundación Helga de Alvear, Cáceres.

Fragateiro is represented by Elba Benitez Gallery (Madrid); Arratia Beer Gallery (Berlin); Baginski Galeria/Projectos (Lisbon); and Josée Bienvenue (New York).

fernandafragateiro.com