Hiper-escuta: praxis é uma série de oficinas que funciona como um conjunto de exercícios e experiências colaborativas que usam a «hiper-escuta», metodologia que pretende explorar de forma subjectiva o aspecto transcendental da escuta e a aprendizagem activa do que nos envolve. Pede-se aos participantes que localizem certos locais que desencadeiam múltiplos pensamentos, imaginações e/ou memórias pessoais, que surgem como uma resposta ao ambiente imersivo da vida urbana contemporânea. Os participantes são orientados na utilização dessas associações auditivas e incentivados a envolverem-se de forma independente, inclusiva e contemplativa com o ambiente. No final da oficina haverá uma apresentação pública final.
Esta série de oficinas foi já realizada em várias instituições artísticas, humanitárias e culturais em toda a Europa e Ásia, para mobilizar e difundir uma consciência de inclusão social e aceitação contemplativa dos outros nos tempos turbulentos de hoje.
Budhaditya Chattopadhyay é artista e investigador, doutorado em Estudos Sonoros pela Universidade de Leiden, Holanda. Formou-se na Escola de Cinema Nacional da Índia, especializando-se em Gravação de Som e tem o grau de Master of Arts em Novos Media/Arte Sonora pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca.
Chattopadhyay produz peças sonoras para instalações e performances ao vivo, lidando com questões contemporâneas, relativas à crise climática, à intervenção humana no meio ambiente e à ecologia, à raça e à migração. Conceptualmente, o trabalho de Chattopadhyay questiona a materialidade, a objectividade, o local e a mediação tecnológica do som, e aborda os aspectos da subjectividade, contemplação, atenção plena e transcendência inerentes à escuta. A sua prática artística pretende mudar o ênfase do objecto para a situação, e da imersão para o discurso, no campo da sound art e media art. As obras de Chattopadhyay foram publicadas pelas editoras Gruenrekorder (Alemanha) e Touch (Reino Unido). Recebeu inúmeras bolsas de estudo, residências e prémios internacionais, e as suas obras foram exibidas e apresentadas em várias partes do mundo. A sua obra escrita sobre várias questões relacionadas com estudos sonoros aparece regularmente em jornais internacionais.