Mobile Menu
Categorias

Empatia Radical

Artes Visuais | Pólis
Empatia Radical

Wendy.network

Como parte da inciativa da wendy.network – Chamada Virtual de Artistas – com o tópico de Empatia Radical, as obras vencedoras selecionadas por um júri serão projetadas em diferentes locais do mundo. A projeção em Portugal acontecerá nos Jardins Efémeros, Viseu, com uma projeção dos trabalhos vencedores acompanhada de uma pequena introdução da wendy.network. Se quiseres descobrir mais sobre a Chamada de Artistas sobre Empatia Radical, segue-se uma mensagem do fundador da wendy.network assim como uma pequena descrição da chamada.

 

“Dear community,

We’re looking forward to our call for artists framing the topic of:

RADICAL EMPATHY.

Why did we choose this topic and where does it come from?

As you may know, the KONJUNGATE project is based on my cyber novel MACHFELD, written in 1999. One of the main characters of this book is Wendy, a fascinating person, who works as an agent for Satoshi NAKAMOTO. On the one hand, she is smart and full of empathy for the cultural conflicts of different extra-galactic forms of life – which is a central part of the novel – and on the other hand, she has a secret job to do that goes against her personal convictions. In addition, she is the eponym of our network.

Like all of us, she has to make decisions on a daily basis that will change her future life forever. If you see life as a system of experiences and socialisation, our choices are closely related to it. But can we break out of this framework? And do we as a society manage to establish a sustainable, empathic approach to one another?

wendy.network is committed to empathic interaction. We are open to cultural and artistic exchange without restrictions and we are aware of our social responsibility by implementing an experimental new way of decentralising art funding using cryptographic technology.

Art and culture have the power to exemplify empathic togetherness. Let’s show that to people.

Wendy is empathic and so are we.

Best wishes,

Michael Mastrototaro”

 

A wendy.network está a dinamizar uma série de chamadas de arte para envolver a comunidade com a personalidade da Wendy. Um dos seus traços mais característicos é ter Empatia Radical, e nós queremos que sejam os artistas da wendy.network, a ajudar-nos a definir o que é que isso significa e como deve impactar o mundo de hoje. Na wendy.network queremos encorajar-nos uns aos outros para que tenhamos empatia radical. Acreditamos que seja a cura para a solidão do ano em que vivemos.

Jack Schot define a empatia radical como “um esforço ativo para melhor entender e perceber os sentimentos dos outros”. Para esta chamada estamos a perguntar a ti, o artista, estas perguntas: Como defines Empatia Radical? Porque é que o mundo em 2021 precisa que tenhamos Empatia Radical?

Depois de um ano de distanciamento físico e emocional, precisamos de começar a trabalhar para uma sociedade mais empática, de um modo radical. Precisamos de construir pontes e esmagar a distância que este último ano colocou entre nós. Ao adotarmos a empatia radical, podemos alargar o mesmo tipo de aceitação que temos tido com nós próprios durante o último ano, para todos aqueles à nossa volta. As obras serão apresentadas no site da wendy.network e nas suas redes sociais. Haverá uma apresentação dos artistas selecionados e das suas obras durante o evento ‘Open Studio’, dinamizado pela artista da wendy.network Sabine Maier em FLUSS – Society for the promotion of photo and media art (Link) , no Castelo Wolkersdorf na Áustria. As obras também serão exibidas virtualmente na wendy.network Gather.Town Sphere, assim como numa galeria Cryptovoxel. As obras selecionadas serão ainda projetadas em diferentes locais do mundo.

 

A wendy.network foi criada com o objetivo de financiar artistas e permitir o fácil investimento na arte contemporânea. A wendy.network acredita no poder da arte assim como no poder das pessoas. Juntos conseguiremos mudar os valores da produção de arte contemporânea através do uso de criptografia para gerar rendimentos interpassivos. A wendy.network é assegurada pela KONJUNGATE – um projeto artístico com múltiplas camadas com a sua própria criptomoeda, desenhado para mudar as formas de financiamento da arte. É baseado na cibernovela MACHFELD, escrita em 1999 por Michael Mastrotaro. A KONJUNGATE, juntamente com a wendy.network estão a fazer uma declaração artística forte nestes tempos de cortes orçamentais. A KONJUNGATE e a wendy.network ajudam os artistas a existirem na omnipresença da inspiração.