Mobile Menu
Categorias

Desenhos COM BICHOS CARPINTEIROS

Casa do Sonho | Artes Plásticas
Desenhos COM BICHOS CARPINTEIROS

Graça Gomes
Horário
Sessão I: 05,06,07 e 08 de julho às 9h00 ; Sessão II: 05,06,07 e 08 às 14h30
Sessões
8
Duração
60'
Público-Alvo
Sessão I: 3 aos 6 anos ; Sessão II: 6 aos 10 anos
Nº de Participantes
10

Antes de ser inventado o cinema, as pessoas fascinavam-se com pequenos objetos que permitiam ver desenhos em movimento. Nesta oficina vamos viajar até ao tempo do pré-cinema e aprender a fazer brinquedos óticos. Vamos construir e explorar dois objetos muito simples, apesar do seu nome complicado (o Folioscópio e o Taumatrópio).

O Folioscópio apareceu como brinquedo ótico por volta de 1830. Pela sua simplicidade é uma excelente forma de apresentar os princípios da ilusão de ótica e do movimento junto de crianças mais pequenas. Consiste numa tira de papel dobrada ao meio, faz-se um desenho simples numa metade da folha e na outra metade faz-se outro desenho semelhante com uma pequena alteração, e assim ao folhear alternadamente ambos os desenhos se cria a ilusão de que eles se mexem.

O Taumatrópio foi inventado em 1824 e consiste num disco de cartão no qual se faz um desenho diferente em cada um dos lados, posteriormente faz-se o disco girar através de dois cordéis atados de cada lado do disco e obtém-se a ilusão de que ambos os desenhos se juntam. Como exemplo há o clássico pássaro dentro da gaiola, de um lado do disco desenha-se um pássaro e do outro uma gaiola, assim, quando giramos o disco, vemos o pássaro dentro da gaiola.

 

BIO |

Trabalha desde 1988 em cinema de animação, tendo colaborado em várias curtas de animação com diferentes produtoras e realizadores nacionais. Realizou curtas de animação para as séries televisivas Rua Sésamo e Jardim da Celeste. Autora e realizadora da série Brincarolas.

Tem colaborado assiduamente como formadora no projeto Cinema para as escolas do Cine Clube de Viseu, tendo também realizado workshops de cinema de animação com outras associações e instituições.