Mobile Menu
Categorias

Das Gegenteil

Oficinas Gerais | Dança/Performance | Butoh
Das Gegenteil

Valentin Tszin (RU/DE)
Local
Lugar Presente - Escola de Dança Av. Emídio Navarro 10, 3500-122 Viseu
Horário
05 de julho às 14h30
Sessões
1
Duração
210'
Público-Alvo
Bailarinos profissionais e estudantes de dança

Durante este curso/programa, os participantes passarão por uma transformação em si mesmos. Os métodos de butoh não requerem conhecimentos prévios de dança, no entanto é essencial que os participantes tenham boa saúde, com uma grande capacidade física; como o exercício pode ser incrivelmente desafiador, é só para quem é bravo de coração. Valentin Tszin trabalha com técnicas derivadas das artes marciais, dança-teatro e butoh. O programa inclui aquecimento e exercícios de butoh, seguido-se um treino vocal, para a preparação dos métodos de canto harmónico. Depois de os corpos estarem aquecidos, o dia progride para um programa interdisciplinar, aprendendo as chaves e ferramentas do butoh. A sessão prosseguirá com improvisações e sessões de feedback crítico, observando-nos uns aos outros.

Definição de Tszin sobre butoh:

Butoh funciona como um vírus e como tal, não tem zona ou pertença a um lugar; para não se extinguir invade os corpos. No Butoh não existe território próprio — ele não pertence à dança, ao teatro ou a qualquer um dos géneros da arte ou do pensamento. Para isso necessita de ser “inoculado”, em novos organismos vivos e contextos. E, tal como um vírus, uma vez que penetra no nosso corpo, transforma-nos para sempre.”

 

DAS GEGENTEIL

Com base em várias técnicas de movimento, o objetivo é explorar a potencialidade da transformação corporal através da ação performativa. O objetivo do projeto não é que os participantes “se tornem” algo ou alguém, mas sim focar e analisar o processo de “tornar-se” e aprender a diferença entre os dois. Acreditamos que os estados de ser, tanto físicos quanto mentais, têm uma oposição respectiva (ou “O oposto”). Dançar é ao mesmo tempo o que somos num determinado momento e o seu oposto, usando várias escolas de movimento, como taekwondo, drama, teatro físico, canto gutural e butoh. Pretende-se explorar 101 formas de existência por meio de interseções dessas diversas técnicas, para derivar o potencial de movimento mais transformador de cada um de nós.

 

Formador | Valentin Tszin é coreógrafo, bailarino e ator. É fundador do PoemaTheatre (St. Petersburg Moscovo), Butoh Village (Moscovo) e co-fundador do Butoh Channel Berlin. A Ucrânia, Alemanha, Holanda, Japão, Colômbia, Suíça, Espanha, França, Escócia, Polônia, Rússia e Grécia, já receberam Tszin, como formador, coreógrafo e bailarino. Produziu e participou em vários projetos colaborativos incluindo Out of the Forest ARCHSTOYANIE Festival (Nikola-Lenivets, Rússia 2013), Ka te T’ui gogolfest (Kiev, Ucrânia) Dostoevsky. O cadáver. (Tóquio, Japão 2014), Infant Melee I and II com Yuko Kaseki (Berlin, Alemanha 2014), eX… it! 6º festival internacional de dança e performance Butoh (Schloss Broellin, Alemanha), RopeBerry” e Instincts, no Lieber Null Berlin. Valentin estudou e trabalhou com Butoh Masters Carlotta Ikeda e Ko Murobushi, Dairakudakan, também Flavia Ghisalberti, Ken Mai, Taketeru Kudo, cantor Sainko Namchylak e muitos outros.