Mobile Menu

Sobre

Os Jardins Efémeros (JE) são uma plataforma cultural multidisciplinar com sede em Viseu. Apresentam uma forte componente experimental, com o objectivo de potenciar a relação entre agentes, artistas, curadores, investigadores, universidades, associações (culturais, sociais, de comércio, turísticas), empresas, museus, escolas, municípios, residentes e visitantes. Dessas relações propostas e resultantes dos JE, poderão materializar-se projectos específicos que podem servir como ponto de partida para realizações futuras ,desenvolvidas pelos próprios agentes.

Com a utilização de espaços icónicos como a Sé de Viseu, a Igreja da Misericórdia, mas também os vários museus e capelas, edifícios públicos, privados e até devolutos, passando por praças, jardins, logradouros e ancorados no centro histórico, os Jardins Efémeros possibilitam aos cidadãos uma experiência singular.

Os concertos, as exposições, as performances e tantas outras actividades culturais propostas têm como objectivo primevo sensibilizar a população e os visitantes para a cidadania e valorização do património respeitando-o profundamente.

A nossa programação é inclusiva, oferecendo aos viseenses e a todos os que nos visitam eventos gratuitos e a decorrer em espaços públicos, aos quais habitualmente não se tem acesso.

A experimentação como expressão de liberdade criativa e crítica é um valor do qual não abdicamos. Uma ferramenta potenciadora de dinâmicas inovadoras do pensamento individual e colectivo.

Nos JE somos integradores. As associações locais, os artistas e as empresas e tantos mais são convidados a conceber novas formas de colaboração, através de práticas artísticas e da educação pela arte.

O programa promove a reflexão em torno de valores como a cidadania activa e a arquitectura social, potenciando a capacidade crítica e imaginativa, distribuída pelas várias áreas de intervenção propostas. Promovemos a transformação criativa e uma nova percepção da Cidade.

Uma relação estreita entre criadores locais, nacionais e internacionais, o estabelecimento de colaborações entre os sectores público e privado, nas mais diversas áreas, que promovem a invenção/reinvenção de redes diversas.

O levantamento, mesmo que temporário, de uma nova ideia de jardim para praças onde impera o granito, reafirma o carácter inovador, integrador e diferenciador dos JE, produção cultural de excelência e capacidade transformadora da paisagem do centro histórico de Viseu.

Uma forte componente multidisciplinar Artes Visuais, Arquitectura, Cinema, Som, Dança, Teatro, Pólis, Mercados e Oficinas alicerçada numa cuidada direcção artística que se manifesta numa programação de carácter urbano, contemporâneo e experimental.

Na sua 10.ª edição, os Jardins Efémeros são já (mais do que) uma marca da cidade, tendo vindo a afirmar-se como uma das produções culturais mais singulares, com reconhecimento nacional e internacional. O seu formato original foi concebido para a cidade de Viseu e a sua configuração multidisciplinar e experimental não tem outro projecto comparável em Portugal.

 

 

INSCRIÇÕES OFICINAS

OFICINAS GERAIS | Oficinas para adultos
👉 https://jardinsefemeros.pt/pt/categoria/oficinas-gerais/
Inscrições abertas até 01 de Julho: por telefone, através do número 963 188 030 ou presencialmente na Rua Senhora da Boa Morte, 18.

Horário (telefónico e presencial)
10h00 > 13h00
14h00 > 19h00

CASA DA IMAGINAÇÃO | Crianças dos 08 aos 80 | Ensino artístico
NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO. A entrada será efectuada por ordem de chegada.
Façam as escolhas e horários aqui 👉 https://jardinsefemeros.pt/pt/categoria/casa-da-imaginacao/

Editorial

MOMENTUM

 

Momentum 1

O princípio é a incerteza. O fim é o fascínio,

e o percurso o exercício da disponibilidade.

 

Momentum 2

Somos partícula e onda. Instante e encontro.

O caos dos números sobre as coisas.

A concretude das coisas sobre as paixões.

 

Momentum 3

Sem medida e sem previsão, somos desfechos sem estreias

aproveitamos o limite das propriedades.

somos coisas-específicas e coisas-perturbação.

 

Momentum 4

Caminhando, desconhecemos a quantidade de destino.

Movimento e posição não se medem simultaneamente.

Se chegamos a uma meta, perdemos a velocidade.

Se estamos parados, não temos o tempo.

Se temos energia, temos dúvidas.

Ou somos exactos ou estamos vivos.

 

Considerações para Heisenberg

A tua incerteza do tempo sobre a dúvida de existirmos.

A nossa incerteza da posição sobre a qualidade da acção do universo.

A incerteza da energia certa para superar todos os obstáculos.

A certeza do movimento em direcção à promessa.

Daremos fruto. Seremos Terra.

Seremos vivos.

 

Δx – incerteza da posição; ΔQ – incerteza da quantidade de movimento;

ΔE – incerteza da energia; Δt – incerteza do tempo

 

Patrícia Portela