Esta é uma atividade para navegar pelas cores e também pela folha em branco. Pretende-se que os participantes (crianças do pré-escolar ou 1º ciclo) inicialmente desenvolvam um desenho numa folha dada pelo autor da oficina. É nesta folha que se irão deparar com o primeiro obstáculo, o que desenhar? A mente de uma criança é fértil e desprovida de obstáculos, por isso, o próximo desafio serão as escolhas. As escolhas nas texturas, cores, tamanhos das folhas: cada participante deve escolher 10 folhas.
É com este conjunto de escolhas e desafios que vamos construir um caderno. A capa será a folha que corresponde ao primeiro desafio, e o interior do caderno, o conjunto de folhas que escolheram. Vamos juntar tudo com um simples agrafo, nos dias seguintes, este será um caderno de registo para criar e desenhar tudo o que a nossa mente livre quiser.
Em todas as fases da oficina a autora vai participar ativamente, mostrando também opções de desenhos e materiais, e partilhando desenhos já existente que as crianças podem juntar aos seus cadernos para mais tarde pintar.
Vamos criar um caderno com muitos mundos lá dentro?
BIO |
Nasci em Viseu, 1996. Desde cedo tive interesse pela arte, sou apaixonada pelas cores e vivo a partir da experimentação das coisas. Estudei Artes Visuais, e segui para a licenciatura em Design na Universidade de Aveiro. Continuei no Mestrado em Design, onde desenvolvi a ilustração e a representação através do desenho, aplicada ao Design e ao Artesanato. Aliado a este percurso estive sempre presente em projetos ligados à pintura e à poesia. Recentemente desenvolvo trabalho na área do design gráfico com pequenas e médias empresas e na área da ilustração infantil, tendo já lançados dois livros para crianças.