Mobile Menu
Categorias

TRANSIMAGEM

Artes Visuais | Estado de emergência #1 | Vídeoarte
TRANSIMAGEM

Patrícia Vieira Campos
Local
Rua Senhora da Boa Morte, nº18

TRANSIMAGEM, Patrícia Vieira Campos (vídeo, 31’, 2020)

“Na prisão, a imaginação é atraída por uma forma de génio raramente discutida ou honrada no exterior. A imaginação de cada prisioneiro atribui a esse génio um valor e um lugar específicos, mas todas as imaginações se identificam como ele. É o génio necessário para a fuga, o génio dos poucos que conseguem ‘saltar o muro’.”

Um homem com uma camisola Lacoste, in Fotocópias de John Berger (1996),

 

Este objeto fílmico resulta do trabalho de doutoramento A Transimagem – Fotografia e subjetividade face à proliferação da Imagem. Uma reflexão que é um trabalho experimental sobre a imagem, que se propõe olhá-la na atualidade, na forma como a usamos, partilhamos e nos deixamos guiar por ela. Uma abordagem que parte de um depósito privado e pessoal e da sua capacidade de produzir sentidos. Um objeto fílmico que propõe a ideia de transimagem através de sensações, sendo esta uma possível equação para entender o lugar de transladação que a imagem hoje opera. Uma peça de um puzzle que possa permitir definir a conjuntura atual, na qual a imagem se coloca em si própria e perante nós, transcendente, transgénero, transversal e transdisciplinar. A realidade, a imaginação e nós no presente da imagem.

 

Imagem e som: Patrícia Vieira Campos / Edição: Patrícia e Luís Vieira Campos

Agradecimentos: Luís Vieira Campos, Frederica Vieira Campos e Ana Deus.

Bio |

Pat é o nickname escolhido há anos por Patrícia Vieira Campos para assinar e grafar de forma simples o que pretende que seja génese e emoção: as suas fotografias. Pat tem trabalhos em fotografia e vídeo. Este ano apresentou uma exposição de fotografia pertencente ao projeto Festas de 50 anos, no espaço MIRA online, com base no Porto. Entre os vídeos, destaque para Super 75 (2016), 1º prémio no Festival Internacional de Cinema, Super 8 mm – Douro Filme Festival, no Porto e Hot Futureswhere is Brick Lane now? (2020), selecionado para o festival First-Time Filmmaker Sessions, em Londres (2020), e finalista no Film Festival Urban Visions / Beyond the Ideal City, em Bolonha (2021).

Patrícia Vieira Campos doutorou-se este ano em Arte dos Media pela Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, na Universidade Lusófona do Porto, sob orientação de António Preto e Gonçalo M. Tavares. Trabalha nas áreas de comunicação e das artes visuais e é funcionária do Património Cultural da Câmara Municipal do Porto.