Mobile Menu
Categorias

NOT

Artes Visuais | Estado de Emergência #1 | Fotografia
NOT

Vanessa Marieiro
Local
Rua Senhora da Boa Morte, nº18

NOT não é diferente e nasce deste desejo, talvez utópico, de “curar” uma sociedade com convenções morais e religiosas demasiado enraizadas, onde o machismo e o sexismo são reis. Este projeto aborda a sexualização das mulheres, a temática tabu da menstruação, a orientação sexual, o assédio sexual constantemente tido como “piada” e elogio, a vida sexual da mulher associada ao seu valor, a desconstrução da ideia de que a saúde está sempre ligada ao aspeto físico e aos estereótipos de género.

Este projeto foi pensado durante a 2ª metade do ano de 2020 e concretizado no início de 2021. Neste momento, é um conjunto de 6 imagens, primeiro fotografadas, impressas (15×20) e bordadas à posteriori.

Bio |

Vanessa Marieiro. 26 anos. Ilhavense. Uma alma cheia de sonhos e de outras tantas coisas.

A minha formação académica na área das artes começou em 2010 no ensino secundário (Escola Secundária José Estêvão) e continuou na Escola Superior de Educação de Viseu, onde estudei Artes Plásticas e Multimédia (2013).

Em 2020, iniciei o mestrado de Fotografia que frequento atualmente, na Universidade Católica do Porto.

Ao longo destes últimos anos expus duas vezes. A exposição + performance do projeto final do curso de APM e, com esse mesmo projeto, na edição “O corpo” – Jardins Efémeros de 2018.

Enquanto artista fotógrafa, não tenho dúvidas sobre o desejo de me inserir na corrente “artivista”. Gosto de criar sobre temas que me dizem algo e que me são importantes, que me doem ou me curam. Os meus objetivos recaem sempre sobre um crescimento pessoal e uma tentativa de alerta aos que me rodeiam.