Mobile Menu
Categorias

Ervas selvagens na cozinha

Oficinas Gerais | Saúde e bem-estar
Ervas selvagens na cozinha

Pamela Sousa
Local
Parque Aquilino Ribeiro | Capela
Horário
04 de julho às 10h30
Sessões
1
Duração
60'
Público-Alvo
M/16
Nº de Participantes
10

Aprender a identificar e a colher plantas selvagens dos seus habitats naturais, é um dom que nos aproxima da Terra e da Natureza, tornando-nos mais autossuficientes e sensibilizando-nos para o mundo natural. Por não serem domesticadas, as ervas selvagens tornam-se nutricionalmente mais densas, alimentam e curam ao mesmo tempo. Como dizia Hipócrates, “Que a comida seja a tua medicina e que a tua medicina seja a tua comida.”

Neste workshop iremos identificar algumas plantas selvagens, assim como plantas alimentares não convencionais. Iremos ainda aprender acerca das suas características medicinais, e a incluí-las na nossa alimentação de formas variadas.

Se tem curiosidade em aprender mais sobre as plantas que o rodeiam, este workshop é para si!

BIO |

Pamela Sousa, fundadora do projeto Pharmácia das Ervas, nasceu em Portugal mas passou grande parte a sua vida adulta fora, nomeadamente na Islândia, onde viveu largos anos. Vegetariana há 17 anos e vegana há 4, sempre teve muita consciência da necessidade do bem-estar humano e animal.

Desde cedo que a curiosidade pelas plantas medicinais era evidente. Graças aos livros sobre o tema que tinha na biblioteca da casa dos seus pais, o interesse depressa foi crescendo e deu forma a um estilo de vida.

Em 2013, Pamela decidiu agarrar o sonho e aprofundar o tema das ervas medicinais academicamente. Completou assim os cursos de Nutrição Vital (Vegana, à base de plantas) e Iridologia em 2015 pela Irish School of Herbal Medicine, e em 2018 formou-se como Medical Master Herbalist, herbalista em português, pela mesma instituição.

Ainda em 2018, no seu regresso a Portugal, funda o projeto Pharmácia das Ervas, um projeto com uma filosofia ecológica, natural e sustentável, que contribui para difusão da medicina herbal e das suas raízes milenares.

Desde então, para além de dar consultas, Pamela tem vindo a desenvolver vários produtos cosméticos e medicinais veganos, recorrendo sempre que possível a plantas locais, colhidas por própria mão.

Ocasionalmente promove atividades, como caminhadas de identificação de plantas, assim como workshops relacionados com o tema das plantas, saúde e bem-estar; e cosméticos naturais para quem deseja aprender mais sobre o assunto.