Mobile Menu
Categorias

EMPATIAS – VOTE!

Arquitetura | Artes Visuais | Pólis
EMPATIAS – VOTE!

Sandra Oliveira | Cristina Robalo | VHILS
Local
Jardim e Mata do Hospital de Abraveses

VOTE no projeto “Empatias” 

EMPATIAS – Fase I | Reabilitação do Jardim e Mata do Hospital de Abraveses | Abraveses

Proposta ao orçamento participativo da Câmara Municipal de Viseu

https://op.viseuparticipa.pt/projetos/orcamento-participativo-de-viseu-2021-projeto-58– 

Ideia Original – Sandra Oliveira (Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento)

Arquitetura Paisagística – Cristina Robalo – Ideia Verde

Arte Urbana – VHILS –VHILS Studio

Coordenação e produção executiva – Sandra Oliveira – Pausa Possível

 

Agradecimentos:

Milva Magionni – Equipamento urbano inclusivo – General Manager –Play Planet

Nuno Miguel Domingues– Presidente do Conselho de Administração do CHTV

Rui Pedro – Presidente da Junta de Freguesia de Abraveses

Fidalgo Freitas – Presidente da APPA e Ex -Director do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Abraveses

Jorge Humberto – Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Abraveses

Sandra Gil – Vogal Executiva do Conselho de Administração do CHTV

Marilú – Presidente da APPACDM

Todo o trabalho de investigação, criação técnica e artística aqui apresentado pelos proponentes, foi realizado “pro-bono”.

 

Empatias é um projeto criado por uma equipa interdisciplinar para que, através da participação democrática e envolvimento da comunidade no desenvolvimento e futuro do concelho, promova a saúde pública e o bem-estar social.

Pretende, e é um exemplo inequívoco disso, incentivar a cidadania ativa e práticas de construção coletiva do lugar onde inscreve a sua ação: Viseu – Abraveses, contribuindo para a modernização dos serviços municipais e a sua abertura à sociedade civil, de forma inclusiva.

Num momento de pandemia pela COVID 19 – que a humanidade atravessa, as questões da prevenção e preservação da saúde mental da população é um valor fundamental para o seu desenvolvimento social e económico. Preparar zonas públicas verdes, que promovam o relaxamento, convivência e saúde dos cidadãos, de forma intersectorial e intergeracional é, além de fundamental, urgente. Empatias surge assim como resposta à premência identificada e claramente localizada – Jardim e Mata de Abraveses.

Empatias – Fase I: para quê, porquê e para quem?

a)Este projeto interdisciplinar integra um projeto de paisagismo e artístico (street art), com vista à recuperação dos Jardins e mata de circundantes do Hospital de Abraveses para:

– Aumentar a utilização do Jardim e da Mata pela população de Viseu, e mais especificamente de Abraveses, e torná-lo assim novo “Fontelo” contemporâneo e inclusivo, por forma a conceder um maior bem-estar físico e psicológico à população;

– Criar uma peça de arte como veículo de comunicação de valores fundamentais da dignidade humana: A empatia e a ideia de que todos, em diferentes tempos, e em diferentes circunstâncias, somos filhos de um deus menor. Essa peça será criada e oferecida por um dos proponentes: VHILS; diminuir o estigma sobre a Doença Mental na comunidade de Viseu, é um dos objetivos promovendo a comunicação e empatia entre todos os cidadãos, através da recuperação dos jardins e da criação de uma peça de arte para se relacionar a com os doentes e com as suas famílias naquele hospital, por forma a potenciar um melhor bem-estar;

– Criar condições de fruição e de lazer para as crianças daquela freguesia, que não podem usufruir do jardim e da mata por estar em ruínas, e sem equipamentos adequados.

b) Executar apenas 1 das 4 fases que este projeto contempla, todas elas autónomas entre si, mas complementares. Dadas as restrições orçamentais (50.000,00 euros), quantificou-se o custo da fase I do projecto, que tal como está identificado nos mapas de quantidades e projeto refere-se a uma das zonas dos jardins e das matas.

Arranquemos todos na construção de um futuro comum através das Empatias e tomemos todos juntos este projecto como exemplo de que juntos somos um ser global extraordinário!

 

Vote!