Imagem: "Menino Menina" de Joana Estrela
Desconstrução de estereótipos relacionados com as representatividades de género, designadamente no que diz respeito ao vestuário, comportamentos, brinquedos, linguagem, etc.
Pretende-se levantar o manto, que tem remetido para a invisibilidade, mulheres com papéis de relevo em várias áreas ao longo da história.
Estes objetivos serão alcançados através de rodas de conversas, jogos, apresentações de pequenos vídeos e interpretação de livros que estimulem o debate em torno da desconstrução dos estereótipos de género e promovam o “desprincesamento” do papel das raparigas em vários contextos.
BIO |
“A U.M.A.R – União de Mulheres Alternativa e Resposta, fundada em 1976, é uma Associação de Mulheres com estatuto de utilidade pública e integra o Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG9. Surgiu da necessidade de trazer para a vida das Mulheres as mudanças sociais e políticas que o 25 de Abril desencadeou e de contribuir para uma transformação social ciente das múltiplas opressões. Ao longo de mais de 40 anos, a UMAR tem unido várias gerações de feministas. A diversidade que nos caracteriza é não só valorizada, como potenciada, num processo constante de reflexão e de construção individual e coletiva.”