Para quem já teve o prazer de degustar compotas e outras conservas caseiras, sabe certamente quanto carinho e dedicação que está envolvido na manufaturação destes preparados. O ato de fazer compotas e conservas é um gesto empoderado, que nos dá a possibilidade de aproveitar o que a terra dá e prolongar a sua validade de forma que possamos usufruir de certos alimentos fora de época, sem que haja desperdícios.
Hoje em dia, com desenvolvidos processos industriais, e toda a oferta proporcionada pelas grandes superfícies comerciais muitas são as pessoas que se esquecem de onde vêm os seus alimentos; criando-se assim um hábito comodista de ter todo o tipo de alimentos a qualquer altura do ano. Já lá vai o tempo em que as gentes da nossa Terra dependiam dos tradicionais métodos de conservação para sobreviver nas estações de maior escassez. Nos dias que correm não será o caso, mas é sempre bom relembrarmo-nos de algumas técnicas de preservação de alimentos, ficando assim mais perto da Natureza e dos seus ritmos.
Este workshop pretende assim transmitir alguns conhecimentos básicos para a confeção segura e eficaz de compotas e conservas caseiras.
Se sempre quis aprender mais sobre este assunto, este workshop é para si.
BIO |
Pamela Sousa, fundadora do projeto Pharmácia das ervas, nasceu em Portugal, mas passou grande parte a sua vida adulta fora, nomeadamente na Islândia onde viveu largos anos. Vegetariana há 17 anos e vegana há 4, sempre teve muita consciência da necessidade do bem-estar humano e animal.
Desde cedo que a curiosidade pelas plantas medicinais era evidente. Graças aos livros sobre o tema que tinha na biblioteca da casa dos seus pais, o interesse depressa foi crescendo e deu forma a um estilo de vida.
Em 2013, Pamela decidiu agarrar o sonho e aprofundar o tema da Ervas medicinais academicamente. Completou assim os cursos de Nutrição Vital (Vegana, à base de plantas) e Iridologia em 2015 pela Irish School of Herbal Medicine, e em 2018 formou-se como Medical Master Herbalist, Herbalista em Português, pela mesma instituição.
Ainda em 2018, no seu regresso a Portugal, funda o projeto Pharmácia das Ervas. Um projeto com uma filosofia ecológica, natural e sustentável, que contribui para difusão da medicina herbal e das suas raízes milenares.
Desde então, para além de dar consultas, Pamela tem vindo a desenvolver vários produtos cosméticos e medicinais veganos, recorrendo sempre que possível a plantas locais, colhidas por própria mão.
Ocasionalmente promove atividades como caminhadas de identificação de plantas, assim como workshops relacionados com o tema das plantas; saúde e bem-estar; e cosméticos naturais para quem deseja aprender mais sobre o assunto.