Mobile Menu
Categories

OS CICLOS DA LUA

Oficinas Gerais | Terapias Naturais
OS CICLOS DA LUA
Joana Melo e Bárbara Xavier – Viseu Jovem pela Igualdade
Local
Rua Grão Vasco, 34
Schedule
8 de Julho às 16h30
Sessions
1
Duration
120’
Target Audience
M/12
Nº de Participantes
20 máx.

O sistema patriarcal em que vivemos reprime a mulher em vários aspectos da sua existência, entre os quais a concepção do seu próprio corpo e dos ciclos que acompanham o seu crescimento. Entre muitos tópicos que poderiam ser abordados, o ciclo menstrual, e em particular o período menstrual, é ainda um tabu, sujeito a ideias preconcebidas promovidas pela falta de conhecimento que envolvem estes processos.

O conhecimento sobre os aspectos funcionais do corpo e do sexo feminino, assim como lidar com eles, permite que a mulher se conheça enquanto corpo no espaço social e que se afirme com todos os processos e particularidades que este traz consigo.

Por outro lado, deixámos cair em esquecimento recursos e terapias naturais, não invasivas e sem efeitos colaterais, que devolvem à mulher o contacto, compreensão e aceitação de si própria, assim como o poder de cura sobre o seu corpo.

Diversas alterações do nosso sistema reprodutivo e sexual têm origem em pequenos erros quotidianos que poderiam ser facilmente evitados. Estamos desconectadas do nosso corpo devido à vergonha e culpa que nos é imposta por uma sociedade patriarcal, que tenta oprimir o nosso potencial. Assim, esta oficina propõe que nos voltemos a reconectar com o nosso corpo, que o escutemos e percebamos o que se passa a cada momento, e que tenhamos capacidade para o amar e curar. É igualmente proposto ao sexo masculino que compreenda e aceite processos que são naturais, necessários e igualmente belos.

– A desconecção da mulher com o seu corpo;

– O ciclo menstrual;

– Terapias naturais úteis no alívio de dores menstruais: Plantas medicinais, aromaterapia, digito pressão.

Joana Melo

Técnica do projecto Viseu Jovem pela Igualdade e voluntária de diversos projectos sociais, estudante de Medicina Tradicional Chinesa e terapeuta de Shiatsu, Reflexologia, Auriculoterapia e Kinesiologia.

Bárbara Xavier

Coordenadora do projecto Viseu Jovem pela Igualdade, psicóloga estagiária da OPP, pós-graduada em Arte-Terapia e mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento.