Esta sessão consiste numa viagem pelo mundo da robótica e das máquinas autónomas e programáveis. Os participantes terão a oportunidade de interagir com diferentes tipos de robôs. Pode comprovar-se como detectam o meio que os rodeia, como se movem e como são estabelecidos alguns comportamentos, no mínimo curiosos!
Nesta oficina explora-se, de uma forma bastante lúdica, o funcionamento dos robôs, bem como dos seus principais componentes: sensores, braços robóticos e motores.
Bio
A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV) resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Este centro abriu portas a 1 de Julho de 2004 e integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.
A FCCV tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica, através do incentivo à experimentação. Para isso, utiliza diferentes formas de comunicação, de que são exemplo as exposições interactivas, os espaços laboratoriais, salas temáticas, Studio TV, o teatro de ciência e os espectáculos para comunicar ciência, que fazem parte das ofertas permanentes deste centro. Pretende, ainda, fomentar a criação de contextos adequados à formação de animadores e professores, ao apoio às escolas, à colaboração entre instituições científicas, empresas, autarquias e instituições educativas e ao desenvolvimento e produção de recursos e conteúdos para a educação formal e não formal. O facto da UA ter um papel central na criação e gestão deste centro, confere-lhe características particulares.