E se não tivéssemos o sentido da visão? E se tivéssemos de viver apenas com os outros sentidos? Vamos explorar e capacitar os outros sentidos, vamos aprender a ouvir, a cheirar e tocar o mundo. Com esta oficina pretende-se despertar a curiosidade das crianças e jovens para o mundo das sensações que nos chegam pelos sentidos alternativos à visão. De uma forma prática e reflexiva, vamos explorar materiais, ouvir sons e sentir cheiros como se não pudéssemos ver. A brincar vamos conhecer o método braille, sistema de leitura e de escrita para os cegos e escrever e ler algumas palavras/frases neste sistema alternativo de leitura e escrita.
Pretendemos, como objectivo último, sensibilizar as crianças e jovens para o facto de todos sermos diferentes e para a necessidade de trabalharmos em conjunto no sentido da inclusão. Vivemos melhor numa sociedade multicultural, colorida onde não existe uma norma, onde todos somos diferentes e respeitamos as nossas diferenças. Não podemos esquecer que todos somos únicos e devemos saber viver bem na diversidade.
Bio
José Fernando Rodrigues, nasceu em Angola. Licenciou-se em História, especializou-se em Educação Especial e frequenta o mestrado nesta área. É professor e formador. Está ligado ao associativismo, pois já ocupou vários cargos dirigentes na ACAPO. Tem feito várias acções de sensibilização e formação na área da deficiência visual e da inclusão.