Os três produtores, dois irmãos na casa dos 20 anos, DJ Kolt e DJ Noronha, e DJ Perigoso, este com 17 anos de idade, contribuíram com faixas a solo para o B.N.M. / P.D.D.G em 2013, mas a colaboração é o que impulsiona Calor no Frioo.
A mistura e combinação dos seus talentos promove um forte eclectismo através destas seis produções ritmicamente densas.
Como ouvido em Afro, uma contribuição para a compilação CARGAA 1 da Warp, Blacksea Não Maya têm um fraquinho por melodia e subcorrentes emotivas. Calor no Frioo beneficia do flexionar desse músculo. É a força motriz por trás de We Send This, um hino inquieto que apresenta o núcleo do trio com o antigo colaborador DJ Joker. BNM fez um vídeo para a música e, tal como no vídeo, é fácil imaginar os cortes eufóricos das samples e as pungentes linhas de sintetizador que marcam o ponto alto de uma longa noite com os amigos.
Soundcloud | https://soundcloud.com/principepromos/b-n-m-blacksea-n-o-maya-mix/s-gMvmf
Youtube | https://youtu.be/OzuzBfXKAEA
Resident Advisor | http://www.residentadvisor.net/review-view.aspx?id=18367
Mixmag “Guides” | http://www.mixmag.net/read/blacksea-no-maya-guides
Bio
Blacksea Não Maya é um colectivo de 3 DJs e produtores, de herança são-tomense — DJ Kolt, DJ Noronha e DJ Perigoso. Kolt e Noronha são irmãos e Perigoso, amigo do peito, e todos estão sediados no Bairro da Cucena, na Margem Sul da Grande Lisboa. O trio tem sido uma presença regular nas festas mensais Noite Príncipe, no Musicbox. Editaram o seu split EP em vinil de estreia B.N.M. / P.D.D.G. na Príncipe, no final de 2013. Entretanto esgotado, recebeu atenção e entusiasmo da crítica internacional, com a eleição para Album of the Month na coluna de música de dança da revista online SPIN.
Ao vivo, este triunvirato fenomenal tem provado estar sempre pronto a elevar a fasquia da imaginação e frescura, no que concerne ao que é possível experienciar numa pista de dança. Tal pode ser testemunhado por quem tem dançado ao som dos seus fervilhantes sets, sempre renovados com as novas produções que os acompanham. Prova disso mesmo foi a sua participação no NOS Em D’Banda, FMM Sines, Vodafone Mexefest ou Festival Bons Sons, onde conquistaram o público.
Lançaram em Dezembro último o primeiro EP, em nome próprio, intitulado Calor no Frioo, que Adam Harper, na sua recensão crítica para a revista The Wire, elogiou pela diversidade tímbrica e classificou como um dos melhores discos já lançados pela editora, qualificando como “sublime” o tema We Send This, para o qual o grupo decidiu fazer um vídeo.