O TEMPO desperta em cada um de nós sentimentos diversos e, até mesmo, antagónicos. Para o adulto, é muitas vezes tido como fonte de angústia, pela forma como se esvai… A criança, por sua vez, não receia a inexorabilidade do tempo. Para esta, o tempo é elástico, de tal modo que ela se perde no descompasso dos ponteiros para se voltar a encontrar num mundo paralelo.
“Ainda há tempo” é uma instalação oficina especialmente concebida para a infância e para todos os que também quiserem (re)visitar a sua infância. É um espaço recheado de objectos, formas, imagens, sons e personagens que se fundem e dão origem a uma máquina do tempo. Nesta máquina, vamos viajar até e por onde a imaginação nos levar!
A oficina “Os tempos do Tempo” explora a diversidade das apropriações e escalas do tempo. As crianças serão convidadas a fazer uma viagem desde o tempo geológico, ao tempo astronómico, ao tempo do momento, do milhão de anos ao milionésimo de segundo.
Sto. Agostinho dizia “O que é o tempo? Se ninguém mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não o sei.”
Será que vamos saber explicar o que é o TEMPO?