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Design de Mobiliário do Futuro

Casa do Sonho > Tecnologia e Design
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Design de mobiliário do futuro
Local
Casa do Sonho – Rua do Comércio, 94, Sala 3
Horário
11 Julho às 10h00
Sessões
1
Duração
180
Número de Participantes
< 9
Público Alvo
8 > 12 anos

A oficina de Tecnologia e Design de Mobiliário pretende potenciar nas crianças a capacidade de imaginar os móveis do futuro. Procura antecipar o desenho de uma parte significativa dos objectos quotidianos que serão usados em idade adulta. A identificação e definição de problemas desencadeia o processo de design que tem início com actividades de criação de ideias. A representação das ideias é depois feita através do desenho. Este momento remete para a combinação de linhas e manchas utilizadas para a visualização da forma/função da solução de mobiliário. Segue-se a construção e impressão 3D de maquetes, ou seja, a reprodução em tamanho reduzido do desenho do móvel. Depois brincamos com a imagem digital: autor e obra ajustam-se proporcionalmente para simular a sua relação funcional. No final da oficinal serão expostos os trabalhos realizados em cada fase e apreciaremos as suas qualidades.

Objectivos

Identificação e definição de problemas, geração de ideias por brainstorming, desenho das ideias, construção de maquetes, prototipagem rápida (impressão 3D), simulação de uso por imagem digital, exposição e apreciação dos resultados.

Design de mobiliário do futuro

A oficina de Tecnologia e Design de Mobiliário pretende potenciar nas crianças a capacidade de imaginar os móveis do futuro. Procura antecipar o desenho de uma parte significativa dos objectos quotidianos que serão usados em idade adulta. A identificação e definição de problemas desencadeia o processo de design que tem início com actividades de criação de ideias. A representação das ideias é depois feita através do desenho. Este momento remete para a combinação de linhas e manchas utilizadas para a visualização da forma/função da solução de mobiliário. Segue-se a construção e impressão 3D de maquetes, ou seja, a reprodução em tamanho reduzido do desenho do móvel. Depois brincamos com a imagem digital: autor e obra ajustam-se proporcionalmente para simular a sua relação funcional. No final da oficinal serão expostos os trabalhos realizados em cada fase e apreciaremos as suas qualidades.

Objectivos

Identificação e definição de problemas, geração de ideias por brainstorming, desenho das ideias, construção de maquetes, prototipagem rápida (impressão 3D), simulação de uso por imagem digital, exposição e apreciação dos resultados.